ANÁLISE DO MERCADO DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO NEGOCIADOS NA BOLSA

Autores

  • Paulo Magno Silva Maia Universidade Federal de Minas Gerais
  • Rafael Morais de Souza Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.12979/14401

Palavras-chave:

Contabilidade, Finanças

Resumo

Os fundos de investimento imobiliário foram regulamentados no Brasil em 1994, mas até o final da década seguinte sua expansão se deu de forma lenta. A partir do final da primeira década do século XXI, o mercado de fundos de investimento imobiliário passou por forte expansão. Entretanto, após sucessivos aumentos da taxa Selic ao longo do ano de 2013, a euforia por esta modalidade de investimento passou e os fundos imobiliários sofreram significativa desvalorização no valor de suas cotas negociadas no mercado secundário. O presente estudo tem por objetivo compreender a evolução do mercado de Fundos de Investimentos Imobiliários no Brasil, permitindo identificar as variáveis que podem afetar o valor de suas cotas, os riscos e oportunidades envolvidas. Para isso é verificada a possível presença de correlação significativa entre o índice que mede a variação no valor das cotas dos Fundos de Investimento Imobiliários negociados no mercado secundário da Bovespa (IFIX), a Taxa Selic, o Ibovespa e o Índice Geral do Mercado Imobiliário. Foi verificado que a Selic e o IGMI-C, conjuntamente, explicaram 94,43% da variação do índice IFIX no período analisado, sendo que o IFIX apresentou correlação direta com o IGMI-C e correlação inversa com a Selic.

Biografia do Autor

Paulo Magno Silva Maia, Universidade Federal de Minas Gerais

Aluno do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Rafael Morais de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Possuo graduação em Ciências Econômicas e mestrado em Economia Aplicada, ambos pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Sou doutor em Engenharia Elétrica (Métodos de Apoio à Decisão) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tenho experiência na área de economia, com ênfase em economia aplicada e na área de análise e previsão de séries temporais, atuando principalmente com teoria wavelets, singular spectrum analisys e modelagem híbrida para a previsão de séries temporais. Atualmente, sou Professor Adjunto do Departamento de Ciências Contábeis da FACE-UFMG e leciono as disciplinas: Matemática Financeira e Análise Avançada das Demonstrações Financeiras.

Downloads

Publicado

2015-08-31

Como Citar

Silva Maia, P. M., & de Souza, R. M. (2015). ANÁLISE DO MERCADO DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO NEGOCIADOS NA BOLSA. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 20(2), 18–36. https://doi.org/10.12979/14401

Edição

Seção

Artigos