Análise dos relatórios de auditoria dos clubes brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v25i2.59752Resumo
O estudo teve como objetivo analisar os relatórios de auditoria dos clubes de futebol profissionais brasileiros, identificando os principais tópicos de auditoria e os objetos de opinião modificada, bem como as firmas selecionadas para a prestação dos serviços. A metodologia adotou procedimentos de pesquisa documental e análise comparativa nos relatórios de auditoria de uma população de 47 clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro nas edições de 2016, 2017 e 2018, resultando em uma amostra de 33 organizações selecionadas. À parte a diversidade das empresas de auditoria escolhidas pelas equipes, os tópicos objetos de ressalva ou ênfase são os mesmos em grande parte das demonstrações, com cerca de três quartos delas (74%) sendo objeto de ressalvas ou ênfases, com os resultados apontando para temáticas direta ou indiretamente relacionadas ao ativo (principalmente provisões, imobilizado e intangíveis), não correções dos tópicos levantados pelos auditores de um exercício para o seguinte (resultando em opiniões modificadas semelhantes), além de dificuldades na padronização de métodos e práticas contábeis pelos clubes. A pesquisa amplia a discussão acerca do impacto dos relatórios de auditoria, seus principais pontos de melhoria e sua capacidade de influenciar a relação dos clubes profissionais com seus stakeholders.Downloads
Publicado
2021-05-10
Como Citar
Assis, R. B. de, & Santos, A. dos. (2021). Análise dos relatórios de auditoria dos clubes brasileiros. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 25(2), 121–139. https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v25i2.59752
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos patrimoniais dos artigos aceitos para publicação, inclusive de tradução, passam a ser de propriedade da Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ (online).
É permitida a citação parcial de artigos publicados, sem autorização prévia, desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, favor entrar em contato: (revistacontabilidadeuerj@gmail.com).
As declarações dos artigos aprovados, devem ser originalmente assinadas e enviadas pelos Correios para o endereço de contato da revista.