Dívida Ativa a ser Arrecadada: Créditos Inscritos e sua Relação com Fatores Econômicos e Sociais

Autores/as

  • Saulo Silva Lima Filho UFPR
  • Blênio Cezar Severo Peixe Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v26i2.75634

Resumen

Durante o processo de elaboração orçamentária, são estimados os valores a serem arrecadados no exercício vindouro, todavia, por vezes o ente governamental se depara com valores que não adentram os cofres públicos, os quais, quando couber, podem ser inscritos em Dívida Ativa. Nesse sentido, nota-se que as características socioeconômicas regionais são relevantes pois fornecem argumentos às estimativas iniciais. Posto isso, o presente estudo busca verificar a relação entre indicadores econômicos e sociais com o volume do estoque de dívida ativa a ser arrecadada pelos Municípios Paranaenses no período de 2010 a 2015. As características dos municípios, bem como os aspectos relacionados à previsibilidade de receitas foram analisados sob a lente da Teoria Institucional, com ênfase em sua perspectiva isomórfica que torna homogêneo o ambiente que tais instituições estão inseridas. Para tanto, foram coletados dados dos 399 municípios paranaenses analisados em uma regressão com Dados em Painel, cujo resultado evidencia que a variância observada nas variáveis socioeconômicas permite explicar o estoque receitas frustradas inscritas em dívida ativa. Interpretam-se os resultados com fundamento no entendimento de que as condições de crescimento econômico e bem-estar social da população possuem reflexos nas conjunturas orçamentárias e financeiras governamentais, que se traduzem em melhores níveis de receita pública. Logo, com a ampliação nas condições para se auferirem recursos, aumentam os volumes de arrecadações estimadas e não recolhidas. Portanto, busca-se ampliar a discussão a respeito da relevância destas receitas à consecução das atividades governamentais, enquanto fontes de financiamento de políticas públicas. Além disso, o uso do suporte teórico, fornece auxílio para explicar as circunstâncias assemelhadas a que os municípios estão expostos, tornando o presente problema congênere enquanto buscam condições de legitimar as métricas adotadas para mensuração dos valores a serem arrecadados.

Biografía del autor/a

Saulo Silva Lima Filho, UFPR

Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Contabilidade e Finanças, especialista em Gestão da Previdência. Graduado em Administração em Ciências Contábeis. Possui experiência em Administração Financeira e Orçamentária, Contabilidade Aplicada ao Setor Público e em análise de investimentos. Servidor público pela Universidade Federal do Paraná, junto ao Departamento de Contabilidade e Finanças.

Blênio Cezar Severo Peixe, Universidade Federal do Paraná

Graduação em Ciências Contábeis - UFPR (1984), Mestrado em Ciências Contábeis - UERJ/FGV (1995), Doutorado em Ciências Empresariais- UMSA (2005) e Doutorado em Engenharia de Produção - UFSC (2014). Exerceu as funções: Diretor de Contabilidade e Finanças ? UFRR, Chefia do Departamento Ciências Contábeis-UFPR,Pró-Reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças da UFPR. Coordenou Curso de Graduação em Ciências Contábeis, Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Contabilidade - UFPR e Coordenou diversos cursos de Pós-Graduação lato Sensu - UFPR. Elaborou o projeto/proposta p/criação do Mestrado em Ciências Contábeis-UFPR/SCSA (aprovado/2004 pela CAPES). Tem experiência na área de Administração/Finanças Públicas, com ênfase em Formulação e Gestão de Políticas Públicas, Contabilidade Aplicada ao Setor Público e Accountability. Publicou diversos artigos em periódicos e congressos nacionais e internacionais. Liderou a coordenação e organização das publicações de 9 Livros/área de Finanças Públicas e Formulação e Gestão de Políticas Públicas e 20 capítulos de livros. Publicou 1 Livro sobre Finanças Públicas - Controladoria Governamental. Atualmente é Professor Associado do Curso de graduação em Ciências Contábeis, Programa de Pós-graduação Lato Sensu e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Contabilidade ? UFPR, Membro Titular do CEPE/COUN/UFPR, Pesquisador c/projeto aprovado pelo CNPq. E atua nas áreas da(s): Contabilidade e Finanças Públicas, Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Accountability e Contabilidade Gerencial.

Publicado

2023-05-07

Cómo citar

Lima Filho, S. S., & Peixe, B. C. S. (2023). Dívida Ativa a ser Arrecadada: Créditos Inscritos e sua Relação com Fatores Econômicos e Sociais. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 26(2), 60–77. https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v26i2.75634

Número

Sección

Artigos