PRÁTICAS DE GOVERNANÇA ADOTADAS POR REDES DE EMPRESAS DO RIO GRANDE DO SUL NO SEGMENTO DE MERCADO E SUPERMERCADO

Autores

  • Marcos Antonio Souza Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Ivana Basso Faculdade La Salle - Lucas do Rio Verde-MT

DOI:

https://doi.org/10.12979/11902

Palavras-chave:

Governança. Redes de Empresas. Gestão Organizacional.

Resumo

O objetivo do estudo é identificar quais as práticas de governança adotadas por redes de empresas do estado do Rio Grande do Sul, no segmento de mercado e supermercados. Tal objetivo decorre do reconhecimento da necessidade do mecanismo de governança como meio de alcance da eficaz gestão organizacional, inclusive no âmbito das redes de empresas. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa. A coleta de dados ocorreu no ano de 2011 por meio de entrevistas estruturais presenciais realizadas com gestores das 17 redes de empresas do RGS no segmento de mercado e supermercado. A análise dos dados se deu pela quantificação das escalas do tipo Likert de cinco pontos. Os principais achados indicam que as redes de empresas pesquisadas estão ainda aquém do que é recomendado pela literatura como o padrão que caracteriza uma gestão eficaz quanto às práticas de governança. A predominância de médias inferiores a 4 corrobora essa conclusão, apesar de isoladamente algumas práticas situarem-se acima dessa média.

Biografia do Autor

Marcos Antonio Souza, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Mestre em Administração (UMESP), Doutorado em Controladoria e Contabilidade (FEA/USP), Professor do PPG - Mestrado e Doutorado - da Unisinos.

Ivana Basso, Faculdade La Salle - Lucas do Rio Verde-MT

Mestre em Ciências Contábeis (Unisinos); Coordenadora e Professora do Curso de Graduação em Ciências Contábeis da Faculdade La Salle - Lucas do Rio Verde-MT

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Publicado

2015-04-30

Como Citar

Souza, M. A., & Basso, I. (2015). PRÁTICAS DE GOVERNANÇA ADOTADAS POR REDES DE EMPRESAS DO RIO GRANDE DO SUL NO SEGMENTO DE MERCADO E SUPERMERCADO. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 20(1), 19–35. https://doi.org/10.12979/11902

Edição

Seção

Artigos