Epistemologia, complexidade e multiculturalismo: desafios de compreensão para o Direito, na sociedade contemporânea / Epistemology, complexity and multiculturalism: challenges for the understanding of Law in contemporany society
DOI:
https://doi.org/10.12957/rqi.2014.13426Resumo
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/rqi.2014.13426
Trabalho enviado em 21 de abril de 2014. Aceito em 22 de julho de 2014.
Resumo
O presente artigo tem por objetivo abordar a compreensão da complexidade por meio de uma reflexão complexa, demonstrando a possibilidade de interpretarmos os instrumentos normativos norteadores dos cursos de Direito no Brasil ao adotar como ponto de partida, uma leitura epistemológica complexo-sistêmica. A metodologia de abordagem qualitativa, de método dialógico, em pesquisa teórica, com coleta de dados bibliográficos e análise de dados de conteúdo. Procura demonstrar a possibilidade de uma compreensão mais adequada para a concepção de desenvolvimento e estruturação da formação dos juristas brasileiros. Em um contexto contemporâneo de contingência, intersubjetivismo, auto-reprodução e conexão em rede, algumas características que dão forma a sociedade contemporânea e que desvelam por sua vez, novos desafios ao método científico e a racionalidade, nos impondo a necessidade de uma nova leitura ou até mesmo de criação de pressupostos de interpretação e compreensão da sociedade contemporânea.
Palavras-Chave: Ensino do Direito, Autopoiése, Pragmática-Sistêmica
Abstract
This article aims to address the understanding of complexity through a complex reflection, demonstrating the possibility of interpreting the guiding normative instruments of the law school in Brazil, is adopted as a point of departure a pragmatic-systemic epistemological reading. The methodology of qualitative approach, dialogical method in theoretical research, collecting bibliographic data and analysis of content. Seeks to demonstrate the possibility of a more adequate understanding for designing developing and structuring the training of Brazilian jurists. In a contemporary context contingency, inter subjectivity, auto playback and networking, some characteristics that shape contemporary society, in turn unveil new challenges to scientific method and rationality, and imposes the need for a new reading or even creating assumptions for interpretation and understanding of contemporary society.
Keywords: Law Teaching, Autopoiesis, Pragmatic-Systemic
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista Quaestio Iuris. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista Quaestio Iuris pela primeira publicação do trabalho. A Revista Quaestio Iuris obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Quaestio Iuris Law Review. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Quaestio Iuris Lae Review for the first publication of the work. The Quaestio Iuris Law Review complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.