Interdisciplinaridade e currículo do curso de direito: um estudo de caso / Interdisciplinary in the law school curriculum: a case study
DOI:
https://doi.org/10.12957/rqi.2016.20173Palabras clave:
Interdisciplinaridade, Integração curricular, Ensino jurídico, CurrículoResumen
Trabalho enviado em 19 de dezembro de 2015. Aceito em 24 de março de 2016.
DOI: 10.12957/rqi.2016.20173
Resumo
Esta investigação é um recorte de uma proposta maior que visa compreender o cotidiano do Curso de Direito de uma universidade pública do sul do país. Neste sentido, a pesquisa envolve uma etapa empírica de averiguação das mensagens sociológicas expressas em sala de aula, através de instrumentos qualitativos e entrevista aplicada aos docentes deste curso. Para o presente artigo procurou-se problematizar a interdisciplinaridade em um currículo jurídico através de seus respectivos planos de ensino. Foram analisadas seis disciplinas, escolhidas através de sorteio, distribuídas em três áreas: propedêuticas, dogmáticas e práticas com a finalidade de classificá-las de acordo com os níveis de multi-, inter- ou transdisciplinaridade promovidos pelos elementos expressos nos documentos curriculares
Palavras-chave: Interdisciplinaridade; Integração curricular; Ensino jurídico: Currículo.
Abstract
This research is a fragment of a larger proposal to understand the daily life of the Law School of a Public University of the South. In this sense, the research involves an empirical fact-finding stage of sociological messages expressed in the classroom, through qualitative instruments and interview applied to teachers of this course. For this article we tried to discuss the interdisciplinarity in a legal curriculum through their teaching plans. Were analyzed six subjects, chosen by lottery, distributed in three areas: propaedeutic, dogmatic and practices in order to classify them according to the multi-level, inter- or transdisciplinary promoted by the elements expressed in the curriculum documents.
Keywords: Interdisciplinary; Curriculum integration; Legal education: Curriculum.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista Quaestio Iuris. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista Quaestio Iuris pela primeira publicação do trabalho. A Revista Quaestio Iuris obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Quaestio Iuris Law Review. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Quaestio Iuris Lae Review for the first publication of the work. The Quaestio Iuris Law Review complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.