CIPRIANO: O IMINENTE FIM DO MUNDO

Autores/as

  • Airto Ceolin Montagner Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro -UFRRJ

Palabras clave:

Cristianismo, perseguições, fim do mundo, religião

Resumen

Cipriano, atuante bispo de Cartago em difíceis tempos de grandes perseguições aos cristãos, compõe um texto, um discurso apologético, no qual se dirige ao pagão Dimitriano, defendendo os cristãos de acusações a eles imputadas como responsáveis pelas desgraças e dificuldades por que passava o Império Romano. Aborda a temática do fim do mundo de modo original invertendo as acusações que o poder público atribuía aos cristãos.

Biografía del autor/a

Airto Ceolin Montagner, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro -UFRRJ

Airto Ceolin Montagner possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (1970), mestrado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é estatutário da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Latina, atuando principalmente nos seguintes temas: mitologia, lirismo, latim- lirismo- erotismo, dicionário e língua portugesa, história, origem, expansão.

Cómo citar

Montagner, A. C. (2013). CIPRIANO: O IMINENTE FIM DO MUNDO. PRINCIPIA, 1(26), 9–14. Recuperado a partir de https://www.e-publicacoes.uerj.br/principia/article/view/7677

Número

Sección

Artigos