TÓPICOS ESPECIAIS A RESPEITO DA RETÓRICA CLÁSSICA
DOI:
https://doi.org/10.12957/principia.2020.55870Keywords:
Retórica, Persuasão, Discursos, CristianismoAbstract
Para obter a persuasão de seus semelhantes, o homem busca meios de aperfeiçoar a linguagem, a fim de que outros componentes da sociedade sejam influenciados e, por conseguinte, convencidos, de modo a criar uma cumplicidade entre ambos: o enunciador / o enunciatário. O uso da retórica é uma constante na história das sociedades as mais diversas. Os homens, ao interagirem, empregaram a linguagem de modo eloquente, buscando se entender e conseguir o assentimento uns dos outros, antes mesmo da existência de tomarem a si a tarefa de ensinar, elaborar teorias e escrever obras de retórica. Desse modo, o presente artigo tem por escopo tecer comentários sobre as possíveis origens e funções da retórica, além de outras informações como, por exemplo, a relação entre a retórica e o cristianismo.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
AUTORIZAÇÃO
A Principia está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Principia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Principia. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Principia utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.