A VERDADEIRA RELIGIÃO

Autores

  • Francisco de Assis Florêncio Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Palavras-chave:

Religião, São Tiago, Pérsio

Resumo

Objetivamos, com este artigo, dissertar, de maneira breve mas objetiva, sobre o que vem a ser “a verdadeira religião”. Para tanto,recorreremos a dois autores: um sacro, São Tiago e um do período Claudiano, Pérsio. Verificaremos que há duas maneiras para se seguir uma religião, seja ela cristã ou não: a primeira vem do mero cumprimento de ritos, tradições e leis cerimoniais; a segunda, sem deixar de realizar estas coisas, caracteriza-se pela prática da piedade, o que se materializa por atos que demonstrarão que o verdadeiro religioso ama não apenas a divindade, mas também a criatura feita à sua imagem e semelhança.

Biografia do Autor

Francisco de Assis Florêncio, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é professor de língua portuguesa da Fundação de Apoio à Escola Técnica e professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Latina, atuando principalmente nos seguintes temas: latim renascentista e medieval. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5817479840374119.

Downloads

Como Citar

Florêncio, F. de A. (2014). A VERDADEIRA RELIGIÃO. PRINCIPIA, (28), 1–4. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/principia/article/view/13794

Edição

Seção

Artigos