MITOLOGIA DO MUNDO VEGETAL GRECO-ROMANO: ALGUNS EXEMPLOS PARTICULARES
DOI:
https://doi.org/10.12957/principia.2020.55873Palavras-chave:
Vegetação, Mito, ReligiãoResumo
Desde os tempos primitivos, o animismo vem sendo uma característica universal da visão que o ser humano tem sobre a sua experiência com seu ambiente, sendo uma perspectiva holística do universo, este ser humano encara-o como um universo vivo, seja uma pedra, seja um rio, ou a vegetação ao redor, todos possuem um espírito que se manifesta e se conecta com todos ao redor. A partir desta visão de mundo primevo, as sociedades posteriores construíram uma visão do mundo vegetal complexa que leva a representações de cada elemento da natureza. Aqui pretendemos observar, na primeira parte um aspecto geral desta perspectiva sobre uma visão do mito e da forma como o homem veio construindo esta percepção do mundo vegetal e seu elo com sua vida. Na segunda parte estudaremos algumas particularidades do mito do carvalho, do narciso, da oliveira e da videira.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Principia está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Principia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Principia. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Principia utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.