Corruptum et omnibus uitiis fractum dicendi genus: a crítica de Quintiliano a Sêneca, no livro X da Instituto oratoria
Palabras clave:
Quintiliano, Institutio oratoria, cânone literárioResumen
O objetivo deste artigo é observar relações entre cânone literário e contexto histórico na Institutio oratoria, de Marcus Fabius Quintilianus (c. 35 – c. 95 d.C.). Na primeira parte do livro X da referida obra, intitulada De copia uerborum, Quintiliano expõe que, no aprendizado e exercício da elocutio, a escrita e a leitura são de vital importância. O futuro orador deve ser instruído a empregar adequadamente as palavras, e, assim, a leitura propicia experiência salutar, se confrontada com a audição, visto se encontrar longe dos fóruns e de artifícios que influenciam a percepção do ouvinte, como, por exemplo, as performances do orador. A leitura favorece também a repetição de passagens das obras literárias, para fins de memorização, de comparação ou de estudo mais aprofundado do discurso. No entanto, para que seja proveitosa à formação do orador, convém que se faça uma leitura controlada, daí o rétor dedicar a primeira parte do livro X a uma lista comentada de autores gregos e latinos a serem estudados pelos discípulos. Nesse segmento da obra, dentre os comentários sobre os autores latinos, destaca-se, quer pela extensão, quer pelo detalhamento, a apreciação sobre a produção literária de Sêneca, alvo principal das reflexões desenvolvidas neste trabalho por oferecer elementos que assinalam o influxo do gosto estético da época.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
AUTORIZAÇÃO
A Principia está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Nosso periódico utiliza a licença do Creative Commons (CC) CC Attribution 4.0, preservando dessa forma, a integridade dos textos em ambiente de acesso aberto. Assim, autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo esta licenciada sob a Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e compartilhar o trabalho com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
3- Autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a ceder o conteúdo de seus trabalhos, após sua publicação, para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Para mais informações sobre a Creative Commons Attribution 4.0 International License, acessar: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

A Principia utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.





