O TRATAMENTO ENSAÍSTICO DO TOPOS LITERÁRIO DA CEGUEIRA NA OBRA DE JOSÉ SARAMAGO

Autores

  • Jorge de Oliveira Conceição Júnior UERJ

Palavras-chave:

Cegueira, Topos, Gênero Literário, Ensaio, Saramago

Resumo

Este artigo versa sobre o topos literário da cegueira e o seu tratamento na obra saramaguiana, examinando de forma sucinta as aproximações de Saramago do gênero ensaístico em seu trabalho literário, principalmente no Ensaio Sobre a Cegueira. Segue a perspectiva de Adorno, para quem o gênero ensaístico se utiliza de um expediente transgressivo para fazer visível o que nos parece essencial ou habitualmente invisível em termos axiológicos e culturais. A lei mais interna do ensaio seria a heresia, por meio da qual torna perceptível aquilo para que o habitual nos faz cegos. Argumentamos que Saramago escreve romances sim, mas romances ensaísticos, o que realiza sobretudo por meio de um desafio da ortodoxia da tradição literária.

 

Biografia do Autor

Jorge de Oliveira Conceição Júnior, UERJ

Jorge de Oliveira Conceição Junior possui graduação em História pela Universidade Federal de Viçosa (2013). Tem experiência na área de História, com ênfaseem História. Mestrando em Literatura Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0740233463970622

Downloads

Publicado

2018-12-01

Como Citar

Conceição Júnior, J. de O. (2018). O TRATAMENTO ENSAÍSTICO DO TOPOS LITERÁRIO DA CEGUEIRA NA OBRA DE JOSÉ SARAMAGO. PRINCIPIA, (32), 9–24. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/principia/article/view/38585

Edição

Seção

Artigos