O TRATAMENTO ENSAÍSTICO DO TOPOS LITERÁRIO DA CEGUEIRA NA OBRA DE JOSÉ SARAMAGO
Palavras-chave:
Cegueira, Topos, Gênero Literário, Ensaio, SaramagoResumo
Este artigo versa sobre o topos literário da cegueira e o seu tratamento na obra saramaguiana, examinando de forma sucinta as aproximações de Saramago do gênero ensaístico em seu trabalho literário, principalmente no Ensaio Sobre a Cegueira. Segue a perspectiva de Adorno, para quem o gênero ensaístico se utiliza de um expediente transgressivo para fazer visível o que nos parece essencial ou habitualmente invisível em termos axiológicos e culturais. A lei mais interna do ensaio seria a heresia, por meio da qual torna perceptível aquilo para que o habitual nos faz cegos. Argumentamos que Saramago escreve romances sim, mas romances ensaísticos, o que realiza sobretudo por meio de um desafio da ortodoxia da tradição literária.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Principia está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Principia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Principia. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Principia utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.