REFLEXÕES SOBRE O ESTILO NO WATAKUSHI SHŌSETSU: KO WO TSURETE, POR KASAI ZENZŌ

Autori

  • Cleiton Santiago Madruga Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.12957/principia.2021.66702

Parole chiave:

watakushi shōsetsu, Kasai Zenzō, estilo literário

Abstract

Este trabalho visa realizar algumas reflexões a respeito das dinâmicas do estilo em narrativas watakushi shōsetsu, a partir dos comentários de Compagnon sobre estilo literário. Utilizarei Ko wo Tsurete, do escritor Kasai Zenzō — uma das principais obras de narrativa watakushi shosetsu do início do século XX — como foco de análise, buscando elementos estilísticos que me permitam traçar e analisar as individualidade do autor no texto. A análise é relevante a partir do momento que entendemos que ambos os conceitos são ligados ao autor intimamente pela essência da individualidade, além de serem fundamentalmente subjetivos.

Biografia autore

Cleiton Santiago Madruga, Universidade de São Paulo (USP)

Mestrando em Literatura Japonesa pela Universidade de São Paulo. Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com ênfase em tradução (português - japonês) (2014 - 2018). Atuou também como professor de língua japonesa no Núcleo de Ensino de Línguas Estrangeiras (NELE) da UFRGS, e também no curso Idiomas sem Fronteiras (IsF), patrocinado pelo Ministério da Educação e pela Japan Foundation. Possui interesse na área de Estilística Literária, Literatura Japonesa Contemporânea, Literatura Experimental e Avant-garde e Literatura Comparada.

Pubblicato

2022-05-04

Come citare

Madruga, C. S. (2022). REFLEXÕES SOBRE O ESTILO NO WATAKUSHI SHŌSETSU: KO WO TSURETE, POR KASAI ZENZŌ. PRINCIPIA, (43). https://doi.org/10.12957/principia.2021.66702

Fascicolo

Sezione

Artigos