O HUMANISTA PORTGUÊS DIOGO DE TEIVE
Λέξεις-κλειδιά:
Quinhentismo, Diogo de Teive, LatimΠερίληψη
O Quinhentismo possuiu estudiosos, como Diogo de Teive (m. 1565), que devem ser classificados como integrantes do Humanismo, e não propriamente do Renascimento, ou seja, a imitação greco-latina era superior ao elemento nacional e, portanto, a sua característica era centrada na exaltação do Homem. Antônio Ferreira, que fora seu discípulo, escreveu A Castro em vernáculo, isto é, imitou os clássicos antigos, mas não descuidou do elemento nacional. Ele, no entanto, só escrevia em latim, nunca escreveu em português, nem sequer no depoimento que fez na Inquisição (DICIONÁRIO DE LITERATURA, 1987: 1080).Λήψεις
Δημοσιευμένα
Πώς να δημιουργήσετε Αναφορές
Τεύχος
Ενότητα
Άδεια
AUTORIZAÇÃO
A Principia está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Nosso periódico utiliza a licença do Creative Commons (CC) CC Attribution 4.0, preservando dessa forma, a integridade dos textos em ambiente de acesso aberto. Assim, autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo esta licenciada sob a Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e compartilhar o trabalho com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
3- Autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a ceder o conteúdo de seus trabalhos, após sua publicação, para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Para mais informações sobre a Creative Commons Attribution 4.0 International License, acessar: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

A Principia utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.





