POLYGRAPHIA NOUA, DE ATHANASIUS KIRCHER: UMA PONTE SUBTERRÂNEA ENTRE O LATIM E A (INTER)LINGUÍSTICA

Autores

  • Luiz Fernando Dias Pita UERJ

Palavras-chave:

Latim, Interlinguística, História das Ciências, Línguas artificiais, Athanasius Kircher.

Resumo

A análise da obra Polygraphia noua, escrita por Athanasius Kircher em 1663, nos permite repensar tanto a influência do latim nos projetos de língua auxiliar desenvolvidos nos séculos XIX e XX, quanto a trajetória de formulação dos princípios condutores desses mesmos projetos, criando assim uma ponte entre ambos universos culturais. Também nos permite reavaliar o peso do latim como língua de divulgação científica, no século XVII, assim como os limites dos Estudos da Linguagem de então.

Biografia do Autor

Luiz Fernando Dias Pita, UERJ

Luiz Fernando Dias Pita Professor Adjunto de Língua Latina na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutorem Letras Clássicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Possui também graduação em Letras (Português-Espanhol) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Letras (Literaturas Hispânicas) pela Universidade Federal Fluminense (2000), mestrado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Tem experiência na área de Letras, com ênfaseem Língua Latina, Língua Espanhola e Literaturas Hispânicas.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7226924651669155

Downloads

Publicado

2018-12-01

Como Citar

Pita, L. F. D. (2018). POLYGRAPHIA NOUA, DE ATHANASIUS KIRCHER: UMA PONTE SUBTERRÂNEA ENTRE O LATIM E A (INTER)LINGUÍSTICA. PRINCIPIA, (32), 75–88. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/principia/article/view/38590

Edição

Seção

Artigos