PERSPECTIVA ESPECIALIZADA PARA TRADUÇÃO DO LATIM BOTÂNICO EM UM EXCERTO DA FLORA BRASILIENSIS
DOI:
https://doi.org/10.12957/principia.2024.87925Palavras-chave:
latim científico, latim botânico, Flora brasiliensis, passifloraResumo
O Latim Botânico consiste em uma variedade linguística, sobretudo técnica e escrita, desenvolvida por Carlos Lineu durante o século XVIII. Dentre as sucessivas contribuições taxonômicas na área Botânica, a obra Flora brasiliensis (1840-1906) produz uma ampla revisão e atualização de diversas famílias, sendo uma obra fundamental para a ciência brasileira. Esta também é importante por seus elementos da Língua Latina e, mais especialmente, como uma grande contribuição à expressão escrita do Latim Botânico. Como trata-se de uma literatura especializada, é necessário exatidão não só linguístico-gramatical, mas também morfológico-taxonômica, que requer domínio de conceitos e verbetes adotados à época, bem como conhecimento das especificidades estruturais de composição deste tipo de texto. Desse modo, o artigo visa uma perspectiva especializada da tradução do Latim Botânico para a Língua Portuguesa. Para tal finalidade, selecionou-se o texto taxonômico de um maracujá-vermelho da Flora brasiliensis, a saber, Passiflora vitifolia Kunth. Durante a tradução do excerto, foi feita uma discussão a respeito das características linguísticas, estruturais e terminológicas do Latim Botânico, assim como as perspectivas morfológicas essenciais para melhor tradução do gênero de planta. Portanto este artigo ilustra a relevância dos textos taxonômicos, devido aos padrões e riqueza terminológica que conciliam o rigor científico e o processo de tradução, bem como traz considerações à comunidade científica a respeito da importância do conhecimento da Língua Latina para estudiosos da área de taxonomia botânica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Artur Manoel Leite Medeiros, Brisa Alves Rodrigues, Ana Carolina Mezzonato Pires, Claudia Barbieri Ferreira Mendonça, Francisco de Assis Florêncio

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
AUTORIZAÇÃO
A Principia está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Principia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Principia. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Principia utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.