UMA INTRODUÇÃO AO LATIM BOTÂNICO POR MEIO DE UM TEXTO DE GUILHERME PISO

Autores

  • Francisco de Assis Florêncio Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/principia.2021.66703

Palavras-chave:

Latim Botânico, piso, História Natural do Brasil

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar uma introdução ao Latim Botânico (LB), a partir da análise de um trecho da Historia Naturalis Brasiliae (HNB). O trecho citado tem por título De Vmbu Arbore Illiusque Facultatibus, cujo autor é Willem Piso, ilustre médico alemão que veio ao Brasil na companhia do conde Maurício de Nassau e sua comitiva. Poderíamos ter escolhido qualquer texto de autoria de Piso presente na HNB, já que todos serviriam de exemplo para o LB, mas escolhemos o supracitado pelo fato de ele abordar uma árvore de vital importância para o povo nordestino: o umbuzeiro. O texto será apresentado em sua língua original, o latim, mas não o latim clássico, e sim uma variante dele, que se caracteriza por uma linguagem técnica, voltada principalmente para descrever e classificar animais e plantas, vindo a se tornar, no século XVIII, a língua da Botânica, principalmente na nomenclatura.  Do ponto de vista teórico, fundamentamo-nos principalmente na obra Botanical Latin, de William T. Stear, sem nos olvidarmos, porém, de outras fontes. A título de cotejo, baseamo-nos especialmente em duas obras, que, provavelmente, foram consultadas por Piso: Tratados da terra e gente do Brasil, de Fernão Cardim e Notícia do Brasil: Tratado descritivo do Brasil em 1587, de Gabriel Soares de Sousa.

Biografia do Autor

Francisco de Assis Florêncio, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é professor de língua portuguesa da Fundação de Apoio à Escola Técnica e professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Latina, atuando principalmente nos seguintes temas: latim renascentista e medieval.

Downloads

Publicado

2022-05-04

Como Citar

Florêncio, F. de A. (2022). UMA INTRODUÇÃO AO LATIM BOTÂNICO POR MEIO DE UM TEXTO DE GUILHERME PISO. PRINCIPIA, (43). https://doi.org/10.12957/principia.2021.66703

Edição

Seção

Artigos