UMA INTRODUÇÃO AO LATIM BOTÂNICO POR MEIO DE UM TEXTO DE GUILHERME PISO
DOI:
https://doi.org/10.12957/principia.2021.66703Palavras-chave:
Latim Botânico, piso, História Natural do BrasilResumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar uma introdução ao Latim Botânico (LB), a partir da análise de um trecho da Historia Naturalis Brasiliae (HNB). O trecho citado tem por título De Vmbu Arbore Illiusque Facultatibus, cujo autor é Willem Piso, ilustre médico alemão que veio ao Brasil na companhia do conde Maurício de Nassau e sua comitiva. Poderíamos ter escolhido qualquer texto de autoria de Piso presente na HNB, já que todos serviriam de exemplo para o LB, mas escolhemos o supracitado pelo fato de ele abordar uma árvore de vital importância para o povo nordestino: o umbuzeiro. O texto será apresentado em sua língua original, o latim, mas não o latim clássico, e sim uma variante dele, que se caracteriza por uma linguagem técnica, voltada principalmente para descrever e classificar animais e plantas, vindo a se tornar, no século XVIII, a língua da Botânica, principalmente na nomenclatura. Do ponto de vista teórico, fundamentamo-nos principalmente na obra Botanical Latin, de William T. Stear, sem nos olvidarmos, porém, de outras fontes. A título de cotejo, baseamo-nos especialmente em duas obras, que, provavelmente, foram consultadas por Piso: Tratados da terra e gente do Brasil, de Fernão Cardim e Notícia do Brasil: Tratado descritivo do Brasil em 1587, de Gabriel Soares de Sousa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Principia está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Principia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Principia. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Principia utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.