A FÁBULA “O GAVIÃO E O ROUXINOL” COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NO POEMA OS TRABALHOS E OS DIAS DE HESÍODO

Autores

  • Elisa Costa Elisa Costa Brandão de Carvalho Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Palavras-chave:

fábula, educação, trabalho, justiça

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar a fábula “O gavião e o rouxinol”, presente na obra de Hesíodo Os Trabalhos e os Dias, destacando a intenção didática e pedagógica presente na fábula, a preocupação com a conduta ética e moral dos indivíduos que faziam parte daquela sociedade arcaica e campesina, da qual o próprio Hesíodo pertencia e, principalmente, justificar a importância da fábula como propósito exortativo e educacional de Hesíodo ao chamar a atenção de seu irmão mais novo Perses, dos reis e dos poderosos donos de terras para o perigo da desmedida, do excesso, a hýbris, que o poeta qualifica como algo maléfico para todos. Pois, para Hesíodo, o indivíduo só se tornaria ético e valoroso através do trabalho (érgon) árduo da terra, que para ele era o único meio de sobreviver dignamente dentro das leis da Justiça de Zeus, a Díke.

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Publicado

2011-12-01

Como Citar

Elisa Costa Brandão de Carvalho, E. C. (2011). A FÁBULA “O GAVIÃO E O ROUXINOL” COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NO POEMA OS TRABALHOS E OS DIAS DE HESÍODO. PRINCIPIA, (23), 115–123. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/principia/article/view/6357

Edição

Seção

Artigos