A FÁBULA “O GAVIÃO E O ROUXINOL” COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NO POEMA OS TRABALHOS E OS DIAS DE HESÍODO

Autor/innen

  • Elisa Costa Elisa Costa Brandão de Carvalho Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Schlagworte:

fábula, educação, trabalho, justiça

Abstract

O presente trabalho tem por objetivo analisar a fábula “O gavião e o rouxinol”, presente na obra de Hesíodo Os Trabalhos e os Dias, destacando a intenção didática e pedagógica presente na fábula, a preocupação com a conduta ética e moral dos indivíduos que faziam parte daquela sociedade arcaica e campesina, da qual o próprio Hesíodo pertencia e, principalmente, justificar a importância da fábula como propósito exortativo e educacional de Hesíodo ao chamar a atenção de seu irmão mais novo Perses, dos reis e dos poderosos donos de terras para o perigo da desmedida, do excesso, a hýbris, que o poeta qualifica como algo maléfico para todos. Pois, para Hesíodo, o indivíduo só se tornaria ético e valoroso através do trabalho (érgon) árduo da terra, que para ele era o único meio de sobreviver dignamente dentro das leis da Justiça de Zeus, a Díke.

Veröffentlicht

2011-12-01

Zitationsvorschlag

ELISA COSTA BRANDÃO DE CARVALHO, Elisa Costa. A FÁBULA “O GAVIÃO E O ROUXINOL” COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NO POEMA OS TRABALHOS E OS DIAS DE HESÍODO. PRINCIPIA, Rio de Janeiro, n. 23, p. 115–123, 2011. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/principia/article/view/6357. Acesso em: 2 dez. 2025.

Ausgabe

Rubrik

Artigos

Ähnliche Artikel

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.