POR UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA:

o brincar como direito humano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2024.80346

Palavras-chave:

Brincar, Direitos humanos, Fenomenologia, Necessidades Educativas Especiais, Educação

Resumo

A discussão sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais tem ganhado destaque no campo da Educação e dos direitos humanos nos últimos anos. Um dos grandes desafios dessa área diz respeito à garantia de direitos frente às políticas públicas já estabelecidas e, infelizmente, violadas. A temática “brincar como direito humano”, nesse tempo vivido, tem rompido o espaço da educação infantil, particularmente o espaço escolar, adentrado espaços não escolares, como os espaços hospitalares. A pensar, o que é e como é ser criança e o adolescente em situação de vulnerabilidade (doenças, guerras, situações de extrema pobreza) a partir da retificação da Declaração de Salamanca de 2005, é de certa forma, apresentar, em parte, o cenário mundial, visto que enquanto sociedade temos vivenciado cenários políticos devastadores, guerras civis, guerra do tráfico de drogas e que deixam para trás uma vida construída. Recomeçar a partir do que não se tem! Re-começar, nesse caso, do que é velado como direito.   Assumindo a perspectiva teórico-metodológica indicada por Merleau-Ponty (1999) e Freire (2004, 2005) investiremos numa perspectiva que toma como referência a compreensão e a elucidação dos fenômenos em suas várias manifestações numa visão existencialista de homem no mundo, contribuindo para a reflexão e o questionamento crítico acerca de uma educação libertadora a pensar o brincar como direito humano para quem? Nesse sentido, o direito ao brincar clama pela vida!

Biografia do Autor

Cesar Augusto Rossatto, The University of Texas at El Paso.

Doutor: Sociologia da Educação, Multiculturalismo Crítico, Pedagogia Crítica - UCLA-University of California Los Angeles (1999). Mestrado em Educational em Administration - CSLA- California State University, Los Angeles (1993) Formado em Pedagogia Critica, no Brasil: Faculdade de Moema, SP. Diplomado em Teologia da Libertação: Faculdade de Moema, SP. Certificado em Filosofia: Faculdade de Moema, SP. É professor catedrático: The University of Texas at El Paso. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9063-1575 E-mail: cesar.rossatto@gmail.com

Ana Karyne Loureiro Furley, PPGE/UFES/CAPES

Doutoranda em educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES/CAPES), pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) na linha Educação Especial e Processos Inclusivos sobre orientação do prof. dr. Hiran Pinel. Obtendo o 1º lugar/GERAL no Processo Seletivo de Doutorado 2021-2025, inscrição nº 055, Turma 18D. BOLSISTA CAPES. PESQUISA DE DOUTORAMENTO APROVADA pelo Comitê de ética em Pesquisa- CAAE: 63413322.7.0000.5542 Membro do GRUFEI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Fenomenologia, Educação e Inclusão Membro do G-PEFE - Grupo de Pesquisa em Fenomenologia na Educação (UFES) Membro do Conselho da Associação Brasileira de Brinquedotecas- ABBri (SP) Membro do Conselho da Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil- ACACCI (ES) Membro da diretoria do LC- Lions Cibernético Acessibilidade e Inclusão Social (RJ)- Assessor de Serviços de Clube Membro da Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial (Nº ES-2022-000310) -ABLAE Membro do grupo de Trabalho (GT 15) Educação Especial, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). Membro da Rede Nacional de Pesquisadores em Pedagogia-RePPed. Mestra em educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES/CAPES), pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) na linha Educação Especial e Processos Inclusivos sobre orientação do prof. dr. Hiran Pinel. Pesquisa aprovada pelo Comitê de ética em Pesquisa- CAEE: 04351518.0000.5542 Número de Parecer: 3.147.737 Possui graduação em PEDAGOGIA pelo Centro de Ensino Superior Anisio Teixeira (2014). Pós Graduação em Didática de Ensino Superior-MULTIVIX Pós Graduação em Psicopedagogia-FABRA Pós Graduação em Educação Inclusiva e especial (FAVENI) Pós Graduação em Atendimento Educacional Especializado-AEE (FAVENI) Pós Graduação em Pedagogia Hospitalar (FAVENI) Pós Graduação em Logoterapia e análise Existencial (UNILIFE) Brinquedista - Brinquedista Hospitalar com formação no Hospital Pedro Ernesto (RJ) -UERJ através da ABBri ( Associação Brasileira de Brinquedotecas.) Afiliada a ABBri ( Associação Brasileira de Brinquedotecas) - n° 01203 Afiliada a Anped ( Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação ) Atuou como Pedagoga na Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (ACACCI) atuando nos espaços da brinquedoteca hospitalar e classe hospitalar, anos: 2019 e 2021. Professora Pesquisador UFMS , vinculada à Ação de Extensão "Curso de Aperfeiçoamento em Serviço de Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar e Domiciliar", anos: 23/12/2020 a 01/07/2021. Co-coordenadora do Curso de extensão pela UFES-PROEX: "Pedagogia, Brinquedoteca e Classe Hospitalar: um enfoque fenomenológico existencial". Integrante do Projeto de pesquisa " Diálogos sobre a fenomenologia na educação" registrado na PRPPG com o número: 9077/2018. Integrante da Comissão organizadora e Tutora do Curso de extensão Universitária 180h, gratuita, Curso ou Oficina de Extensão nº 3676 - Brinquedoteca hospitalar- UFES

Licenciada em Pedagogia, mestra em Educação e doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, PPGE da Universidade Federal do Espírito Santo, UFES. Bolsista da CAPES. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6736589692524594 Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1124-4767 E-mail: anakaryneloureiro@gmail.com

 

Hiran Pinel, GRUFEI/PPGE/UFES

Professor da UFES/CE/PPGE. Professor titular aposentado do DETEPE/ UFES/ CE. Leciona e pesquisa nos cursos de mestrado, doutorado, especialização, supervisão de pós-doutorado em Educação/ UFES. Residência Pós-Doutoral em Educação pela FAE/UFMG - Área: Conhecimento e Inclusão Social; Pós-Doutorado em Educação pela UFES/CE/PPGMPE - Área: Práticas Educativas, Diversidade e Inclusão Escolar; Doutor em Psicologia pelo IP/USP - Área: Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano. Foi o primeiro subchefe do atual Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais - DTEPE - de 01/04/2008 a 08/05/2008. PESQUISA: Linha de pesquisa: "Educação Especial e Processos Inclusivos”. Coordenador do projeto “guarda-chuva” de pesquisa: "Aprendizagem (e desenvolvimento) humano sob a ótica fenomenológico-existencial: Educação Especial, Pedagogia Social e Hospitalar, Psicopedagogia". Coordenador do: Grufei - Grupo de Fenomenologia, Educação (Especial) & Inclusão; Membro do G-PEFE - Grupo de Pesquisa em Fenomenologia na Educação. ENSINO: Educação Especial e Educação Inclusiva e correlatos.

 

 Professor titular; professor permanente da UFES/ PPGE. Bacharel em Psicologia. Licenciado: Psicologia, Pedagogia, Filosofia, Biologia e Matemática. Mestre em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Espírito Santo, PPGE - UFES; Doutor em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Pós-doutorados: Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e pela UFES/CE/PPGMPE. Lattes:   http://lattes.cnpq.br/8940226139303378  Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4445-9107 E-mail: hiranpinel@ gmail.com.br

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Publicado

2024-04-29

Como Citar

Rossatto, C. A., Furley, A. K. L. G. W., & Pinel, H. (2024). POR UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA:: o brincar como direito humano. Periferia, 16(1), e80346. https://doi.org/10.12957/periferia.2024.80346

Edição

Seção

Dossiê