Práticas Pedagógicas Inovadoras e Tecnologias Digitais Imersivas na Educação Infantil.
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2021.63513Palavras-chave:
Tecnologia Imersiva, Tecnologias Digitais, Prática Pedagógica, Educação Inovadora, Educação Infantil.Resumo
Apresenta uma pesquisa qualitativa sobre as produções científicas disponíveis no Google Acadêmico e que versam sobre Práticas Pedagógicas Inovadoras e o uso de Tecnologias Digitais Imersivas no contexto educativo. O objetivo geral foi elencar as experiências docentes e os projetos educacionais pautados nas Tecnologias Digitais e Imersivas no contexto nacional. A fundamentação teórica percorreu a teoria de Pereira (2005); Miranda (2007); Vieira (2011); Alves (2020); Carneiro (2020), dentre outros. O método de produção de dados foi a Revisão Sistemática na plataforma Google Acadêmico pelo uso dos termos de busca: “educação infantil” AND “tecnologias imersivas”. O corpus de análise se constituiu a partir de critérios de inclusão e exclusão e a construção dos resultados ocorreu pela Análise Interpretativa dos títulos, resumos e palavras-chave dos documentos, seguido pela leitura dinâmica para identificação dos aspectos considerados relevantes. Foram utilizadas quatro questões norteadoras para a interpretação dos resultados, sendo elas: a) A que público se destinou? b) Que disciplina ou conteúdo orientou a Prática de Pedagógica? c) Houve utilização de Tecnologia Digital ou Imersiva? d) Havia relação com Projeto de Ensino ou de Pesquisa? Os resultados obtidos demonstraram uma baixa representatividade de estudos sobre a temática da pesquisa disponível no Google Acadêmico, motivando a reflexão sobre os percalços que dificultam o encontro de professores da educação básica com documentos científicos que socializam experiencias sobre uso de Tecnologias Digitais e Imersivas como Prática Pedagógica Inovadora.Downloads
Publicado
2022-03-24
Como Citar
Amaral Lobo, D., & Barwaldt, R. (2022). Práticas Pedagógicas Inovadoras e Tecnologias Digitais Imersivas na Educação Infantil. Periferia, 13(3), 230–256. https://doi.org/10.12957/periferia.2021.63513
Edição
Seção
Dossiê
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