NOVOS TEMPOS EXIGEM NOVAS POSTURAS: O SABER MEDIATIZADO DOCENTE NA EDUCAÇÃO 4.0
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2022.67599Palabras clave:
Educação 4.0, Saber mediatizado, Formação de professores, Contemporaneidade, Humanidade digital,Resumen
Com a evolução das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC's) e sua posterior aplicação na educação, um novo formato de ensino surge, e faz-se necessário repensarmos o conjunto de saberes empregues pelo docente. Neste contexto, buscamos com este artigo discutir acercados aportes necessários para a formação docente na chamada educação 4.0. Para isso, utilizamo-nos de uma análiseexperiencial da implantação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, assumindoa visão docente como operadordo novo processo. Como construção do argumento, partimos de aportes teóricos acerca da evolução da economia e de sua relação com a categorização da educação. Posteriormente, seguimos para a apresentação de dados obtidos por meio de um estudo de caso e, finalmente, trazemos à guisa de discussão os saberes necessários para a formação docente em tempos de educação 4.0. Defendemos, todavia, que caberá aos novos currículos de formação docente a inserção de disciplinas que trabalhem o saber mediatizado. Deste modo, caberá uma reformulação dos cursos de formação inicial no que tange à educação 4.0.Descargas
Publicado
2022-12-01
Cómo citar
Mometti, C. (2022). NOVOS TEMPOS EXIGEM NOVAS POSTURAS: O SABER MEDIATIZADO DOCENTE NA EDUCAÇÃO 4.0. Periferia, 14(3), 290–308. https://doi.org/10.12957/periferia.2022.67599
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