EDUCAÇÃO DO CAMPO: ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO CONTINUADA NO MUNICÍPIO DE REBOUÇAS-PR
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55173Palabras clave:
Educação do Campo, Formação Continuada, Professores.Resumen
A pesquisa teve como objetivo, analisar e denominar como se encontra o desenvolvimento da formação continuada dos professores que atuam em escolas do campo, geograficamente limitado no município de Rebouças-Pr. Por este viés, buscamos reconhecer como está o “olhar” pedagógico em relação aos professores que atuam nas escolas campesinas; bem como o propenso desenvolvimento quanto à formação continuada para estes professores regentes. A pesquisa qualitativa do tipo exploratória foi desenvolvida a partir de estudo bibliográfico e trabalho de campo. Assim, a metodologia optou, para a coleta de dados, um questionário com perguntas abertas e fechadas. A enquete foi direcionada aos professores, das duas escolas localizadas nas áreas rurais. Em seguida, realizou-se uma entrevista com as coordenadoras dessas escolas e com a Secretaria de Educação do município de Rebouças. Neste recorte, buscou-se a sondagem ofertada, quanto à formação continuada dos educadores e também, inclusos alguns relatos de como se encontra a prática pedagógica voltada à educação do campo na atual conjuntura no município sinalizado. Ao friccionar determinados traços dessa trajetória, os resultados obtidos permitem apontar a existência de certos “ruídos” por parte dos professores envolvidos na pesquisa. O que apontou dúvidas principalmente nos iniciantes nesta área e logo, inexperientes na arte de ensinar. Embora tenham declarado não conhecer sobre a temática Educação do Campo, por outro lado, houve contradição quando assinalaram nos termos que a proposta já foi salientada em formações continuadas. Nesta linha a presente pesquisa almeja abrir espaço para constantes pesquisas relacionadas ao tema em destaque.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons Attribution License que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría del trabajo y publicación inicial en esta revista.
Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Los autores tienen permiso y son estimulados a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) a cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado (ver el efecto del acceso libre).