FORMAÇÃO E SABERES DOCENTES DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: A REALIDADE NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FCAP/UPE
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2015.18916Keywords:
ensino superior, formação docente, saberes docentes, construção dos saberes docentes.Abstract
DOI: 10.12957/periferia.2015.18916
Este artigo trata das fases da formação docente, de professores que lecionam no Curso de Administração, na Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco, unidade de ensino da Universidade de Pernambuco. O estudo objetivou identificar como se deu a formação docente dos professores que exercem suas atividades de ensino na instituição. Para tratar desse tema, utilizamos como referência básica os estudos de Mizukami (2008). Utilizamos a pesquisa qualitativa, com aplicação da entrevista semiestruturada e observação participante, 2009/2010. O estudo revelou que nenhum dos professores teve sua formação acadêmica voltada para o magistério superior, passando a exercer a prática de uma atividade profissional para a qual não tiveram nenhuma formação superior própria; nem intencionalidade para essa formação.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).