RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE RODAS DE CONVERSA ON-LINE COM PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2022.69262Keywords:
Rodas de conversa, Ensino remoto, Trabalho docente, PandemiaAbstract
O artigo tem como intencionalidade relatar e discutir a possibilidade de um espaço de conversa on-line com professores do ensino básico da rede pública de educação durante a pandemia de COVID-19, entendendo um contexto de desigualdades educacionais, como isso afeta o trabalho docente e consequentemente sua saúde psíquica. Para isso, tomou-se como ponto de partida um relato de experiência de estágio supervisionado no curso de Psicologia que propunha a realização de rodas de conversa como dispositivo de intervenção, além de uma pesquisa bibliográfica com referenciais da própria Psicologia, como a Psicodinâmica do Trabalho, e de autores da Educação, com ênfase nas contribuições político-pedagógicas da obra de Paulo Freire. Nessa perspectiva, entende-se as rodas de conversas remota no período de pandemia como um ambiente construído coletivamente com os participantes, o qual proporciona um local de diálogo, escuta e compartilhamento de experiências de suas realidades com os pares, possibilitando as ampliações de si, do mundo, de pensar e repensar as práticas educativas, as instituições e o território que habitam no sentido de fortalecê-las. E da mesma forma estimular a autonomia das participantes, suas potencialidades e capacidade criativa, no sentido de permitir a abertura e a constituição de novas estratégias subjetivas assim como de processos formativos por meio da conversação on-line.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).