CONVERSAÇÃO ONLINE COMO DISPOSITIVO NA CIBERPESQUISA-FORMAÇÃO MULTIRREFERENCIAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2022.69209Keywords:
Ciberpesquisa-formação, multirreferencialidade, conversação online.Abstract
O contexto atual pós-crise pandêmica da Covid-19 tem potencializado a conversação online (Pimentel; Araújo, 2020) no cenário acadêmico em geral. Neste artigo, apresentamos essa prática como dispositivo de pesquisa-formação (Josso, 2004; Macedo, 2010; Santos, 2014), com inspiração multirreferencial (Ardoino, 1998) na pesquisa de iniciação científica (PIBIC/CNPq) e na pesquisa do Mestrado em Educação da UERN, tendo em vista compreender como as conversações online têm contribuído para a emergência de processos formativos e autorais no contexto da cibercultura. Assumimos em nossas pesquisas outra forma de produzir sentido. Diferentemente dos valores formalistas, rígidos e puristas do cartesianismo, pensamos o conhecimento no âmbito do heterogêneo, do acolhimento e do trabalho com a diferença, perspectiva em que o diálogo e a produção de narrativas por meio da conversação online mostram-se potências em uma formação outra em relação à pesquisa. Com o acionamento do Mentimeter, do Vídeo e do Google Forms, os sujeitos da pesquisa produziram vivências formativas enriquecidas pelo ato reflexivo de questionar, narrar, dialogar e se alterarem colaborativamente.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).