DIÁLOGOS EM FLUXO EM FÓRUNS GENERALISTAS DA INTERNET: AÇÕES DE TROCAS E APRENDIZAGENS EM REDES SOCIOTÉCNICAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2022.67505Keywords:
Fórum, Internet, Diálogo, Aprendizagem.Abstract
O artigo apresenta estudo, de caráter qualitativo, sobre um fórum na plataforma Reddit e que buscou compreender a natureza comunicacional das mensagens dos usuários e saber as opiniões deles sobre suas ações naquele contexto. Mensagens classificadas utilizando-se o protocolo PADIR (PEREIRA; JUNQUEIRA, 2018) indicaram a prática preponderante do diálogo entre os usuários, com intensas trocas de informações e opiniões, mas também revelaram práticas típicas dos fóruns da internet, representadas por mensagens mais curtas e nem sempre focadas na temática principal. Em entrevistas, usuários explicaram o sentido das mensagens publicadas por eles e revelaram que participam do fórum para se atualizar, trocar informações e aprender sobre perspectivas diversas. Também reduziram a importância do desenvolvimento de vínculos sociais como motivadores de suas postagens. Prevaleceram as ações de conceituação sobre os temas tratados e de análise crítica dos fatos e opiniões pelos usuários. Concluiu-se que a aprendizagem se configurou pela obtenção de novos conhecimentos por eles no contexto das trocas realizadas no fórum, resultando em uma reconstrução de sentidos e de significados acerca dos fatos abordados pelos sujeitos participantes.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).