OS BASTIDORES DE UMA PESQUISA DURANTE A PANDEMIA: UMA TRIOETNOGRAFIA COM DIÁLOGOS COLABORATIVOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2022.66363Keywords:
Pesquisa Qualitativa, Bastidores, Trioetnografia, Metodologias Pós-Criticas, Diálogos Colaborativos.Abstract
Este artigo surge a partir do interesse dos autores em entender os diálogos colaborativos estabelecidos nos bastidores de uma pesquisa guarda-chuva da qual fazem parte. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que envolve pesquisadores (PIBIC, professores universitários, e pós-graduandos) de três países - Brasil, Canadá e Inglaterra, com foco na cultura digital em comunidades educativas em programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. A abordagem metodológica deste artigo parte de uma perspectiva trioetnográfica cujo estilo de escrita acadêmica é mais abstrato, personalizado e conversacional. A partir dos dados emergentes, exploramos 3 (três) momentos em particular: a criticidade, o neoliberalismo, e o COVID-19 na realidade docente e suas implicações no desenrolar desta pesquisa; o papel da competência linguística e da tradução na problematização do que consideramos como práticas democráticas e colaborativas; e a renegociação (intercultural) do desenvolvimento da pesquisa. Estes momentos são interpretados pelos autores a partir de suas vivências e experiências, justapostas neste artigo para refletir a complexidade de se produzir uma pesquisa sob esta perspectiva dialógica e colaborativa em um contexto de pandemia. Os diálogos neste artigo aprofundam discussões emergentes numa perspectiva crítico-reflexiva trazendo à tona percepções, olhares, sentimentos e implicações das inter-relações pessoais, afetivas, profissionais e acadêmico-científicas no contexto de desenvolvimento desta pesquisa. Entendemos, a partir dos dados produzidos, de maneira rigorosa mas inconclusa, que nossas perspectivas analíticas, carregadas por diversas concepções, contextos e histórias de vida, possuem aproximações e distanciamentos, enriquecendo este processo de investigação.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).