A INTENSIFICAÇÃO DAS PRECARIEDADES E O APEGO A UM PASSADO IMAGINADO. O caso de Moçambique.
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2021.60818Keywords:
Cultura, Diferença, Moçambique, COVID-19Abstract
O Sars-Cov-2 contamina indistintamente os seres humanos de diferentes etnias, gênero e classes sociais, no entanto, é incontestável que ele se constituí em uma ameaça maior aqueles que sobrevivem apesar das condições precárias de vida. Contingentes populacionais que se distribuem por diferentes lugares no mundo, mas uma distribuição que é desigual. Nesse texto analisamos os impactos da crise sanitária e humanitária no continente africano onde essas precariedades são mais expressivas. Nesse artigo discutiremos o caso de Moçambique para argumentar que a vulnerabilidade do sistema educativo em um contexto de globalização em que o Estado Moçambicano vive o desafio de atender às demandas postas pelos organismos internacionais e ao mesmo tempo forjar as bases de um Estado Nacional. Isso em meio a relações de dependência que marcam a história do País. Dependência externa, dominação e bloqueio das diferenças que as utopias do movimento nacionalista pós libertação colonial não foram suficientes para superar. O texto é desenvolvido a partir das apropriações das reflexões pós-coloniais para sustentar que o apego a ideia de formação de uma identidade nacional moçambicana tem contribuído para o aprofundamento de práticas que favorecem processos de exclusão comprometendo a construção da democracia como porvir.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).