POLÍTICAS PÚBLICAS DE POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA E MOVIMENTOS ANTICIENTIFICISTAS NO BRASIL: UMA ANÁLISE DISCURSIVA
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2021.50074Keywords:
divulgação científica, anticientificismo, currículo, discursoAbstract
O presente trabalho busca refletir sobre as relações entre o aumento das políticas públicas de popularização da ciência e os posicionamentos anticientificistas. Em um primeiro momento, são apresentadas diversas políticas públicas que, principalmente desde 2003, ampliaram o alcance da ciência na sociedade brasileira. Paralelamente, evidencia-se o crescimento do movimento anticientificista no Brasil, apresentado como um problema social grave, oriundo de disputas hegemônicas, que implica, por exemplo, no ressurgimento de doenças já controladas. Em uma perspectiva discursiva, este artigo articular-se com a ideia de não reduzir tais movimentos a farsa e sim, tentar compreender suas redes de formação discursivas. Leva-se em consideração que estes movimentos também se fazem presentes no âmbito educacional; logo, a educação é discutida em diferentes conjecturas, segundo a proposta de Gohn, a saber, educação formal, educação não-formal, e educação informal. A partir destas três categorias, reflete-se sobre a produção curricular como arena de disputa de sentidos, compreendendo que a popularização da ciência está atravessada/atravessa todos estes campos educacionais.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).