NÃO SOMOS (TODAS) GAROTAS DINAMARQUESAS: Gênero, ciência e a produção de conhecimento em esquinas latinas
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2021.47535Keywords:
travestis, epistemologia, conhecimento, ciência, escritaAbstract
Com o objetivo de discutir a posição analítica que parte da travestilidade, este artigo considera os arranjos nosológicos dos manuais internacionais de saúde como incompatíveis com uma compreensão de gênero no território brasileiro. Problematiza, então, como tais narrativas advindas de uma tradição médica endereçam as travestis e pessoas trans ao lugar de sujeitos mediados por um saber prévio. São inauguradas, assim, disputas pela racionalidade no contexto acadêmico, onde tem sido possível deixar de ser “estudada” e passar a ser “estudiosa”. Não sem esforço, esse deslocamento faz com que uma série de desafios se desenvolva, tendo em vista que uma intelectualidade transfeminista não está dada a priori. Em contrapartida, situa a forma com que essas mesmas pessoas têm se insurgido epistemologicamente a partir da escrita para pensar suas próprias visões de mundo, apostando na crítica a um projeto de ciência tutelar como forma de produzir agência e de afirmar o conhecimento das ruas latinas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).