Área aberta como conflito entre pedagogia(s) e arquitectura
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2010.3451Keywords:
Escola de área aberta, pedagogia, arquitetura, Escola da Ponte,Abstract
DOI: 10.12957/periferia.2010.3451
Este artigo pretende “explorar” algumas explicações para a falta de sucesso das escolas de área aberta em Portugal. Mais do que contar a história deste tipo de escolas, uma das pretensões foi ilustrar algumas dificuldades e, de algum modo, as razões que conduziram a transformações radicais do espaço físico e pedagógico originalmente proposto para este tipo de organizações educacionais.
Procuramos apontar alguns elementos que contribuíram para esse aparente “fracasso” (falta de estabilidade das equipes docentes, número excessivo de alunos por professor, inexistência de experiências piloto, dentre outros).
As escolas de área aberta foram amplamente contestadas em Portugal. Muitos professores, administradores e até encarregados de educação consideram este modelo de escola inapropriado e por isso um “fracasso”. Recentemente, no entanto, a Escola da Ponte, uma das escolas de área aberta que “sobreviveu”, foi reconhecida num guia sobre experiências inovadoras. Curiosamente, uma das principais razões do sucesso desta escola, na opinião de elementos da equipa docente, é precisamente o seu design em área aberta.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).