EMPOWERMENT DE PROFESSORES E ALUNOS POR MEIO DA PEDAGOGIA DO ESPORTE
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2020.33990Keywords:
Esporte, Empowerment, Alunos-Professores.Abstract
O referido estudo ensaístico tem como objetivo suscitar junto aos profissionais da área da Educação Física Escolar algumas reflexões inerentes à possibilidade de existir um processo de empowerment de professores e alunos por meio da pedagogia do esporte. Uma vez que a prática do esporte, por sua função incontestável no seio da escola, necessita superar o processo esportivo reprodutor e apoiar-se em uma concepção que insira o movimento humano no mundo vivido do educando e o problematize de forma contextualizada para se tornar significativo e, por extensão, uma via de acesso à conscientização social, política e corporal dos alunos. Para tanto, busca apoiar-se em um arcabouço teórico que de forma que possibilita pensar o ensino dos esportes para além das linhas da quadra e das regras do jogo, mas como um conteúdo que pode auxiliar no desenvolvimento social, moral e cognitivo dos alunos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).