PANORAMA DA SITUAÇÃO SOCIOECONOMICA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS DE SÃO JOÃO DE MERITI-RJ
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2013.15342Palavras-chave:
Ensino fundamental, cotidiano escolar, situação socioeconômica de alunos/as, abordagem etnográfica.Resumo
Tania de Assis Souza Granja, Maria de Lourdes Rangel Tura
DOI: 10.12957/periferia.2013.15342Este artigo é desdobramento da pesquisa de doutorado realizada em duas escolas municipais da rede pública de São João de Meriti. Apresenta-se uma reflexão sobre o perfil socioeconômico de alunos e alunas do 7º ano de escolaridade que participaram do estudo. Trata-se de uma pesquisa de cunho etnográfico em que, na primeira parte do trabalho, foram feitos questionários com alunos e alunas, visando seu ambiente, condições de vida e renda familiar. O aporte teórico constituiu-se de Bourdieu (1999), Tura (2011), Freitas (2007) e Montali; Tavares (2008), dentre outros. Os dados coletados ajudam a conhecer um pouco da realidade social e econômica de alunos e alunas que frequentam na atualidade o ensino público daquele município, com seus impactos sobre o cotidiano da escola.
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