NARRATIVAS DE FORMAÇÃO: POTENCIALIDADES E POSSIBILIDADES PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.41983

Resumo

As narrativas possibilitam a articulação do individual com o social e têm sido empregadas em diversos estudos no campo educacional. Neste artigo, trazemos algumas contribuições da narrativa para a pesquisa em educação, destacando suas potencialidades e possibilidades para o estudo de diferentes questões do campo educacional. Trata-se de texto teórico em que apontamos as contribuições de autores que têm se dedicado ao estudo e utilização das narrativas. Inicialmente apresentamos as potencialidades da narrativa para a pesquisa. Na sequência, apontamos as contribuições da pesquisa auto-biográfica empregando as narrativas. Destacamos as críticas feitas ao emprego das narrativas auto-biográficas, assim como uma possível classificação que pode nos auxiliar ao propor pesquisas utilizando narrativas.

Biografia do Autor

Elder Bruno Fernandes Pereira

Graduado em História (UNEB) e em Psicologia (Faculdade de Guanambi). Mestre em Ensino (UESB). Professor da Rede Estadual de Educação da Bahia.

Benedito Gonçalves Eugenio

Doutor em Educação (UNICAMP). Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e do Programa de Pós-graduação em Ensino.

Downloads

Publicado

2019-09-23

Como Citar

Pereira, E. B. F., & Eugenio, B. G. (2019). NARRATIVAS DE FORMAÇÃO: POTENCIALIDADES E POSSIBILIDADES PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO. E-Mosaicos, 8(18), 31–46. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.41983

Edição

Seção

ARTIGOS