NARRATIVAS DE FORMAÇÃO: POTENCIALIDADES E POSSIBILIDADES PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.41983Abstract
As narrativas possibilitam a articulação do individual com o social e têm sido empregadas em diversos estudos no campo educacional. Neste artigo, trazemos algumas contribuições da narrativa para a pesquisa em educação, destacando suas potencialidades e possibilidades para o estudo de diferentes questões do campo educacional. Trata-se de texto teórico em que apontamos as contribuições de autores que têm se dedicado ao estudo e utilização das narrativas. Inicialmente apresentamos as potencialidades da narrativa para a pesquisa. Na sequência, apontamos as contribuições da pesquisa auto-biográfica empregando as narrativas. Destacamos as críticas feitas ao emprego das narrativas auto-biográficas, assim como uma possível classificação que pode nos auxiliar ao propor pesquisas utilizando narrativas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.