POESIA ONDE NÃO TEM – Relatos docentes acerca de oficinas de fotografia realizadas com jovens
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2019.43066Palabras clave:
Fotografia, Poesia, Comunidade, Escola.Resumen
O presente ensaio busca retratar como as imagens/fotografias estão inseridas de modo relevante no cotidiano de diversas pessoas. E que essas pessoas não são apenas consumidoras, elas também produzem, criam e resistem através de um artefato secular: a fotografia. Diversos estudantes de comunidades cariocas foram convidados a participar de um projeto onde precisariam fotografar seus espaços cotidianos numa perspectiva poética e criadora de realidades, onde se tornassem poesias. No primeiro momento, as dificuldades de enxergar beleza foram um limitante no projeto. Viviam em meio ao caos, desordem, violência... difícil perceber potencialidades quando se está sempre à margem. O projeto “Poesia onde não tem” foi uma possibilidade de criações coletivas e individuais que valorizasse os ‘espaçostempos’ vivenciados por esses alunos, mesmo com tantos percalços. Trazer as imagens, tão usadas por esses estudantes, para as salas de aula, proporcionaram conversas acerca do capitalismo, das selfies, do que é belo ou não, das realidades criadas, das vidas que as pessoas levam nas redes sociais e muitas outras coisas. E ainda resultou numa exposição de fotografias incríveis, criadas pelos próprios alunos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons Attribution License que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría del trabajo y publicación inicial en esta revista.
Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Los autores tienen permiso y son estimulados a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) a cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado (ver el efecto del acceso libre).
