A PROSCRIÇÃO DA AÇÃO REFLEXIVA DOS SUJEITOS: O experimentalismo didático no filme “A Onda”
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2019.42175Palavras-chave:
Ações educativas, Postura didática, Autoritarismo, Cotidiano Escolar.Resumo
O artigo objetivou analisar os aspectos pedagógicos do filme “A onda” como instrumento para desenvolver as capacidades perceptivas, analíticas e argumentativas dos alunos no curso de licenciatura em Letras. A investigação foi norteada pelas seguintes questões: até que ponto os docentes influenciam os comportamentos dos discentes? A argumentação é um instrumento que pode ser utilizado para a massificação e a alienação dos indivíduos? Para se chegar a uma resposta a essas indagações, busca-se observar e refletir sobre as personalidades autoritárias e massificadas/alienadas presentes no filme, além de verificar as aptidões que os docentes têm em influenciar hábitos, pensamentos e comportamentos. Metodologicamente, a pesquisa trata-se de um estudo bibliográfico, exploratório, participativo e qualitativo, com alguns levantamentos quantitativos, originários da pesquisa analítica das percepções ocorridas com estudantes do curso de Letras em uma Universidade, localizada no Sul do Maranhão. Como resultado, originaram-se três categorias de análise: 1. Do texto ao contexto e as percepções sobre o enredo do filme, 2. Posicionamento composto por elementos psicológicos e emotivos, 3. Aspectos didáticos do processo de ensino-aprendizagem. E como resultado final, destaca-se a importância de uma prática didático-pedagógica (re)planejada, (re)avaliada e re(definida), considerando os casos particulares da turma. A propósito, faz-se necessário expor que os professores não têm o direito de proporcionar ações engessadas e alienadoras nos diversos níveis de ensino.Downloads
Publicado
2019-12-23
Como Citar
Bezerra, L. M. (2019). A PROSCRIÇÃO DA AÇÃO REFLEXIVA DOS SUJEITOS: O experimentalismo didático no filme “A Onda”. Periferia, 11(4), 199–224. https://doi.org/10.12957/periferia.2019.42175
Edição
Seção
Dossiê
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