Contiguidade e segregação socio-espacial: a cidadania ameaçada em Caracas
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2010.3457Palavras-chave:
Comunidade, cidadania, segregação, Caracas, Sociologia urbanaResumo
DOI: 10.12957/periferia.2010.3457
Na geografia urbana de Caracas, a contiguidade espacial entre os bairros elegantes (« urbanizaciones ») e os bairros populares e pobres (« barrios ») permite explorar o contraste entre a categoria socio-espacial de vizinhança e a categoria sócio-política de a comunidade. Entre uma « gated community » [condomínio fechado] e a favela que emerge a seu lado, quais são os processos comuns de homogeneização do habitat (produção de espaços residenciais) e do habitar (usos e práticas da cidade)? Quando a contiguidade dos extremos torna as fronteiras pouco permeáveis, o evitamento e o confronto arriscam-se a constituir formas privilegiadas de experiência do outro. Nesse contexto, a cidadania pode estar ameaçada por novas formas de segregação: estar ao lado não implica estar junto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).