DECLARAÇÃO DE AMOR GAY NO COLÉGIO: OS COMENTÁRIOS DE UMA POSTAGEM NO FACEBOOK
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2017.29413Palabras clave:
escola, facebook, homofobia, namoro gay, redes sociaisResumen
DOI: 10.12957/periferia.2017.29413
Superando a necessidade de contato, proximidade física e temporal, as redes sociais, são lugares de encontro, de trocas, de exposição de si. Nesse sentido, o sujeito pós-moderno é atravessado pelas novas tecnologias da comunicação e pelos meios de comunicação de massa que influenciam sua constituição e se tornam lócus privilegiado de onde ele se expõe e se legitima. Fruto da globalização, estas novas práticas de interação social surgem como veículo de compartilhamento e descentralização de saberes, ao passo que, ao mesmo tempo sofrem o risco da legitimação de hegemonismos, servindo como veículo de propagação de crenças e preconceitos diante da diversidade cultural, do pluralismo e das singularidades ali expostas. O objetivo desse artigo é discutir as percepções relativas às homossexualidades presentes nas sociedades humanas contemporâneas a partir de uma breve análise dos comentários gerados pela postagem de um vídeo gravado por ocasião do pedido de namoro feito por um adolescente a outro garoto no pátio da escola onde eles estudam e compartilhado publicamente na rede social Facebook. A partir dos dados obtidos, conclui-se que, ainda que as discussões sobre diversidade sexual tenham ganhado espaço em diferentes cenários, no universo escolar a sexualidade continua como um tema polêmico, considerando a multiplicidade de visões, crenças e valores que compõe esse ambiente. Atravessada por esses embates, permeados por lutas, repressões e resistências advindas da homofobia, um dos grandes desafios da educação brasileira na atualidade é promover o entendimento e respeito à construção das identidades sexuais e de gênero na escola.
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