PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS SURDOS INCLUÍDOS NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO / Written texts of included high-school deaf students: a case study
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2018.33935Palabras clave:
Educação inclusiva, Alunos surdos, Libras, Língua Portuguesa escrita, Ensino MédioResumen
Este artigo tem como objetivo analisar a produção escrita de três alunos surdos do Ensino Médio em escolas inclusivas no Rio de Janeiro. Mostra também a importância de o professor estimular a leitura e usar estratégias de ensino de LP escrita, principalmente, por meio de recursos visuais e pela ativação do conhecimento prévio e de conhecimento de mundo, em Libras, primeiramente, de modo que o aluno tenha argumentos para desenvolver a escrita de forma eficiente. A temática sobre ensino de leitura e escrita para alunos surdos teve como base pesquisas sobre ensino de LP como L2 (LODI, 2004; PEREIRA, 2007; CRUZ, 2016, entre outros) e foi realizado um estudo de caso (GIL, 2002; 2008). Os resultados mostram que as diferentes estratégias utilizadas com os alunos interferiram diretamente na produção escrita dos aprendizes. Mostram também que a produção escrita do aluno surdo é resultado do processo de construção para atingir o amadurecimento linguístico na compreensão e produção textual.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).