ABORDAGEM DA COESÃO E COERÊNCIA EM PROPOSTAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL: ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2025.95024

Palavras-chave:

Linguística textual, Coesão e Coerência, Livro didático, Produção textual

Resumo

O Livro Didático de Língua Portuguesa (LDLP) é um importante material pedagógico utilizado em instituições de ensino por professores da educação básica, a fim de contribuir com as práticas pedagógicas. Por fazer parte da trajetória escolar, esperamos que esse recurso didático possa contribuir com o desenvolvimento da competência linguística dos alunos. Diante disso, neste artigo, investigamos como as orientações didáticas para a produção textual são abordadas no livro didático Multiversos: língua portuguesa (doravante, MLP), considerando a análise dos comandos de escrita de textos a partir da necessidade de focalização dos critérios de textualidade – coesão e coerência. Desse modo, nosso objetivo é analisar a abordagem da coesão e da coerência nos enunciados que demandam ao aluno a escrita de textos na obra MLP. Trata-se de uma pesquisa documental (cf. Gil, 2002) com abordagem qualitativa (cf. Godoy, 1997). Além disso, a investigação está fundamentada no campo teórico da Linguística Textual, especificamente ancorada nos estudos desenvolvidos por Marcuschi (2008), Koch (2005), Koch e Travaglia (2004) e Antunes (2005). Os resultados revelam a presença dos critérios de textualidade nos comandos das propostas de produção textual analisadas, ainda que, em muitos casos, sejam contemplados de maneira implícita. Diante disso, entendemos que o MLP apresenta uma abordagem satisfatória da coesão e da coerência textuais. No entanto, enfatizamos a possibilidade de o aluno não conseguir fazer a identificação desses critérios, seja pela falta de conhecimento, seja pelo fato de exigir o máximo de atenção do leitor, por esses critérios não estarem explicitamente referenciados em algumas orientações.

 

Referências

ANTUNES, I. C. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional do Livro e do Material Didático. Brasília: MEC, 2022-2025.

CAMPOS, M. T. R. A.; ODA, L. K. S. Multiversos: língua portuguesa. 1. ed. São Paulo: FTD, 2020.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE - Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995.

KOCH, I. G. V; TRAVAGLIA, L. C. A coerência textual. 16. ed. São Paulo: Contexto, 2004.

KOCH, I. G. V. A coesão textual. 20. ed. São Paulo: Contexto, 2005.

KOCH, I. G. V. O texto e a construção dos sentidos. 9. ed. 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2009.

MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MARCUSCHI, L. A. Processos de produção textual. in: Produção textual, análise de gêneros e compreensão. 2ª ed. São Paulo: Parábola, 2008.

Downloads

Publicado

2026-01-22

Como Citar

Rodrigues, N., Nunes, V., & Silva, J. (2026). ABORDAGEM DA COESÃO E COERÊNCIA EM PROPOSTAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL: ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO. Pensares Em Revista, (35), 7–31. https://doi.org/10.12957/pr.2025.95024

Edição

Seção

DOSSIÊ 35: Leitura e produção textual sob a ótica da língua em uso: múltiplas perspectivas