ABORDAGEM DA COESÃO E COERÊNCIA EM PROPOSTAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL: ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2025.95024Palavras-chave:
Linguística textual, Coesão e Coerência, Livro didático, Produção textualResumo
O Livro Didático de Língua Portuguesa (LDLP) é um importante material pedagógico utilizado em instituições de ensino por professores da educação básica, a fim de contribuir com as práticas pedagógicas. Por fazer parte da trajetória escolar, esperamos que esse recurso didático possa contribuir com o desenvolvimento da competência linguística dos alunos. Diante disso, neste artigo, investigamos como as orientações didáticas para a produção textual são abordadas no livro didático Multiversos: língua portuguesa (doravante, MLP), considerando a análise dos comandos de escrita de textos a partir da necessidade de focalização dos critérios de textualidade – coesão e coerência. Desse modo, nosso objetivo é analisar a abordagem da coesão e da coerência nos enunciados que demandam ao aluno a escrita de textos na obra MLP. Trata-se de uma pesquisa documental (cf. Gil, 2002) com abordagem qualitativa (cf. Godoy, 1997). Além disso, a investigação está fundamentada no campo teórico da Linguística Textual, especificamente ancorada nos estudos desenvolvidos por Marcuschi (2008), Koch (2005), Koch e Travaglia (2004) e Antunes (2005). Os resultados revelam a presença dos critérios de textualidade nos comandos das propostas de produção textual analisadas, ainda que, em muitos casos, sejam contemplados de maneira implícita. Diante disso, entendemos que o MLP apresenta uma abordagem satisfatória da coesão e da coerência textuais. No entanto, enfatizamos a possibilidade de o aluno não conseguir fazer a identificação desses critérios, seja pela falta de conhecimento, seja pelo fato de exigir o máximo de atenção do leitor, por esses critérios não estarem explicitamente referenciados em algumas orientações.
Referências
ANTUNES, I. C. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional do Livro e do Material Didático. Brasília: MEC, 2022-2025.
CAMPOS, M. T. R. A.; ODA, L. K. S. Multiversos: língua portuguesa. 1. ed. São Paulo: FTD, 2020.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE - Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995.
KOCH, I. G. V; TRAVAGLIA, L. C. A coerência textual. 16. ed. São Paulo: Contexto, 2004.
KOCH, I. G. V. A coesão textual. 20. ed. São Paulo: Contexto, 2005.
KOCH, I. G. V. O texto e a construção dos sentidos. 9. ed. 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2009.
MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MARCUSCHI, L. A. Processos de produção textual. in: Produção textual, análise de gêneros e compreensão. 2ª ed. São Paulo: Parábola, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).
