PEDAGOGIA ANTIRRACISTA E LETRAMENTO LITERÁRIO: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA ATRAVÉS DE MEU CRESPO É DE RAINHA
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2025.94989Palavras-chave:
Letramento Literário. Identidade Negra. Pedagogia Antirracista.Resumo
O artigo relata um projeto de pesquisa-ação conduzido em uma escola pública em São Gonçalo, focado em utilizar o letramento literário e multimodal, com ênfase em práticas antirracistas e decoloniais, para o fortalecimento da identidade de crianças negras do Ensino Fundamental I. Baseado teoricamente em Rildo Cosson (2006), Paulo Freire (1996), bell hooks (2013) e Bárbara Carine (2023), o projeto buscou ir além da decodificação de textos, transformando a leitura em uma ferramenta de emancipação crítica. A intervenção central, que utilizou o livro Meu Crespo é de Rainha (2018) e a produção de autorretratos coroados com filtros digitais, evidenciou resultados notáveis, como a reconstrução da autoestima dos alunos, que passaram a enxergar seus traços e cabelos crespos como símbolos de beleza e orgulho, e o desenvolvimento de um senso crítico sobre a diversidade. A conclusão reforça a importância da literatura articulada a uma pedagogia antirracista para a formação de leitores mais críticos, sensíveis e para a construção de identidades livres e valorizadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).
