UM ESTUDO DO SUBJUNTIVO COM APRENDIZAGEM LINGUÍSTICA ATIVA E SEU IMPACTO NA LEITURA E NA ESCRITA DE ESTUDANTES DO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Ensino de gramática, Modo subjuntivo, Aprendizagem linguística ativaResumo
O presente artigo trata do ensino do modo verbal subjuntivo (Ferrarezi Junior, 2023). Esse trabalho integra um percurso de estudos que vem sendo desenvolvido no PROFLETRAS, especificamente no que diz respeito ao ensino de gramática, variação e ensino. O objetivo principal é apresentar resultados derivados de uma pesquisa de Mestrado do PROFLETRAS que foi desenvolvida em três turmas do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública no estado do Rio de Janeiro. Especificamente, pretende-se expor a elaboração das atividades desenvolvidas para o ensino do modo subjuntivo, juntamente com a descrição da prática, e descrever os resultados obtidos, apontando para a mudança observada no desempenho dos estudantes (Santos, 2025). Para isso, primeiramente são apresentadas as concepções teóricas sobre tópicos que se conectam ao tema – norma, variação, sentidos. Parte das contribuições teóricas de Vieira (2018), da perspectiva teórico-metodológica da Aprendizagem Linguística Ativa (Pilati, 2017, 2024) articulada com a Aprendizagem Visível (Andrade, 2021) que consideram o desenvolvimento da autonomia intelectual dos estudantes, por meio da mediação do professor. Os resultados indicam que os alunos alcançaram, pela visualização e pela reflexão, um conhecimento aprofundado sobre as formas do subjuntivo, levando a uma frequência maior de uso, de acordo com o contexto, e a uma ampliação de seu repertório linguístico. Por fim, são expostas as considerações finais, em que a proposta é retomada e se constata a importância do processo de ensinar e de aprender gramática, mais visível, mais profundo, para professores e alunos.
Referências
ANDRADE, Júlia Pinheiro. Introdução. In: ANDRADE, Júlia Pinheiro (org.). Aprendizagens visíveis: experiências teórico-práticas em sala de aula. 1.ed. São Paulo: Panda Educação, 2021. p. 8-36.
BAGNO, Marcos. Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola, 2011.
COELHO, Izete Lehmkuhl; Görski, Edair Maria; Souza, Christiane Maria N. de Souza; May, Guilherme Henrique. Para conhecer Sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2015.
CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 7. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2017. 800 p.
FARACO, Carlos Alberto. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo, Parábola Editorial, 2008.
FERRAREZI JUNIOR, Celso. O estudo dos verbos na educação básica. São Paulo: Editora Contexto, 2023.
PILATI, Eloisa. Linguística, gramática e aprendizagem ativa. 2. ed. Campinas: Pontes, 2017. 145 p.
PILATI, Eloisa. Aprendizagem linguística ativa: da teoria à gramaticoteca. Campinas: Editora Pontes, 2024.
SANTOS, Juliana Silva dos. Ensino do modo verbal subjuntivo e aprendizagem linguística ativa: um estudo com o 6º ano do ensino fundamental. 2025. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2025. Disponível em: https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/24625. Acesso em: 20 out. 2025.
SILVA, Jocelma Boto; PEREIRA, Márcia Helena de Melo. Escrever a própria vida: aspectos estilísticos do gênero diário pessoal. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 1, n. 2, p. 295-312, maio/ago. 2016. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2663/1797. Acesso em: 20 out. 2025.
SOARES, Cristine. Metodologias ativas: uma nova experiência de aprendizagem. São Paulo: Cortez, 2021. Edição Kindle.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática ensino plural. São Paulo: Cortez, 2003.
VIEIRA, Silvia Rodrigues. Três eixos para o ensino de gramática. In: VIEIRA, Silvia Rodrigues (org.). Gramática, variação e ensino: diagnose & propostas pedagógicas. São Paulo: Blucher, 2018. p. 47-60.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).
