PRODUÇÃO DE TEXTOS: TEORIA E PRÁTICA EM SALA DE AULA

Autores

  • Eulália Leurquin
  • Laurênia Sales
  • Isabel Azevedo
  • Leonor Werneck

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2025.94519

Palavras-chave:

Produção textual. Ensino de Língua Portuguesa. Educação Básica. Formação docente.

Resumo

Este dossiê reúne reflexões teóricas e relatos de intervenções didático-pedagógicas sobre produção de textos na educação básica, elaborados a partir das discussões realizadas na disciplina Texto e Ensino, do Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras). Os textos articulam fundamentos conceituais e experiências de sala de aula, destacando como práticas de produção textual podem ser ressignificadas no processo de ensino-aprendizagem. Produzidos a partir de resultados de pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa, os oito trabalhos aqui apresentados oferecem aos leitores uma fotografia da disciplina, por meio de propostas didáticas de ensino de língua portuguesa fundamentadas na produção de gêneros diversos – orais e escritos, literários e não literários.

 

Referências

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Publicado

2025-10-09

Como Citar

Leurquin, E., Sales, L., Azevedo, I., & Werneck, L. (2025). PRODUÇÃO DE TEXTOS: TEORIA E PRÁTICA EM SALA DE AULA. Pensares Em Revista, (34), 01–09. https://doi.org/10.12957/pr.2025.94519