ENSINO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PRÁTICAS COM SEQUÊNCIA DIDÁTICA

TEACHING TEXT PRODUCTION IN BASIC EDUCATION: PRACTICES WITH DIDACTIC SEQUENCES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2025.92526

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem. Produção escrita. Carta pessoal. Memórias. Sequência didática.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de duas pesquisas desenvolvidas no âmbito do Mestrado Profissional em Letras, sendo uma realizada no estado do Ceará e outra na Paraíba. Elas trazem uma reflexão sobre a prática de linguagem produção escrita na sala de aula de língua portuguesa, no ensino fundamental.  O objetivo é apresentar o desempenho dos estudantes, a partir do uso de sequências didáticas de produção textual. Os gêneros carta pessoal e memórias foram selecionados em razão de sua relevância social e da necessidade de serem trabalhados em sala de aula, conforme orientações da Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998). A pesquisa aconteceu com turmas de 8º e 9º ano, a primeira sob orientação teórica do Interacionismo Sociodiscursivo, para desenvolver nos estudantes as capacidades de linguagem (Schneuwly; Dolz, 2004), particularmente as capacidades de ação e as capacidades discursivas, com ênfase na coesão verbal (Bronckart, 1999). A segunda fundamentou-se nos estudos bakhtinianos (Bakhtin, 2011), a partir da perspectiva da análise dialógica do discurso, complementados pelas contribuições de Marcuschi (2008). Ambas as intervenções se pautaram na abordagem da pesquisa-ação (Thiollent, 1986). Para a análise dos dados, foi feita uma comparação entre a produção inicial e a produção final dos estudantes participantes. Os resultados indicaram, respectivamente, avanços no domínio da coesão verbal – embora ainda seja necessário maior investimento pedagógico nessa área – e um aprimoramento significativo na produção do gênero memórias, evidenciando que os objetivos propostos foram, na maior parte, alcançados, respondendo de modo satisfatório às questões de pesquisa.

 

 

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Publicado

2025-10-09

Como Citar

Leurquin, E., & Souto Sales, L. (2025). ENSINO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PRÁTICAS COM SEQUÊNCIA DIDÁTICA: TEACHING TEXT PRODUCTION IN BASIC EDUCATION: PRACTICES WITH DIDACTIC SEQUENCES. Pensares Em Revista, (34), 10–29. https://doi.org/10.12957/pr.2025.92526