ENSINO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PRÁTICAS COM SEQUÊNCIA DIDÁTICA
TEACHING TEXT PRODUCTION IN BASIC EDUCATION: PRACTICES WITH DIDACTIC SEQUENCES
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2025.92526Palavras-chave:
Ensino e aprendizagem. Produção escrita. Carta pessoal. Memórias. Sequência didática.Resumo
Este artigo apresenta os resultados de duas pesquisas desenvolvidas no âmbito do Mestrado Profissional em Letras, sendo uma realizada no estado do Ceará e outra na Paraíba. Elas trazem uma reflexão sobre a prática de linguagem produção escrita na sala de aula de língua portuguesa, no ensino fundamental. O objetivo é apresentar o desempenho dos estudantes, a partir do uso de sequências didáticas de produção textual. Os gêneros carta pessoal e memórias foram selecionados em razão de sua relevância social e da necessidade de serem trabalhados em sala de aula, conforme orientações da Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998). A pesquisa aconteceu com turmas de 8º e 9º ano, a primeira sob orientação teórica do Interacionismo Sociodiscursivo, para desenvolver nos estudantes as capacidades de linguagem (Schneuwly; Dolz, 2004), particularmente as capacidades de ação e as capacidades discursivas, com ênfase na coesão verbal (Bronckart, 1999). A segunda fundamentou-se nos estudos bakhtinianos (Bakhtin, 2011), a partir da perspectiva da análise dialógica do discurso, complementados pelas contribuições de Marcuschi (2008). Ambas as intervenções se pautaram na abordagem da pesquisa-ação (Thiollent, 1986). Para a análise dos dados, foi feita uma comparação entre a produção inicial e a produção final dos estudantes participantes. Os resultados indicaram, respectivamente, avanços no domínio da coesão verbal – embora ainda seja necessário maior investimento pedagógico nessa área – e um aprimoramento significativo na produção do gênero memórias, evidenciando que os objetivos propostos foram, na maior parte, alcançados, respondendo de modo satisfatório às questões de pesquisa.
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