DA ORALIDADE À PRODUÇÃO MULTIMODAL: PROCESSOS DE RETEXTUALIZAÇÃO COM TURMA DE 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
FROM ORALITY TO MULTIMODAL PRODUCTION: RETEXTUALIZATION PROCESSES WITH AN 8TH GRADE CLASS IN ELEMENTARY SCHOOL
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2025.92433Palavras-chave:
Produção textual. Retextualização. Animação multissemiótica. Narrativa digital. Ensino-aprendizagem.Resumo
Este artigo discute dois processos de retextualização – do texto oral para o texto (Marcuschi, 2001) e do texto escrito para o texto multissemiótico (Lambert, 2013; Bezemer; Kress, 2016) –, a fim de analisar o alcance de uma pesquisa-ação direcionada à produção de narrativas de memória/de vida de idosos da comunidade escolar de uma escola pública localizada em Salgado/SE, realizada com estudantes de 8º ano do ensino fundamental, que foram inseridos em um projeto de ressignificação e resgate do patrimônio cultural da região. A pesquisa partiu das dificuldades linguísticas dos estudantes em transformar um relato em uma narrativa (Labov, 1997; Bastos, 2005), mas não se limitou a essa dimensão do ensino de língua, visto que o caráter dialógico da linguagem orientou as práticas empreendidas ao longo das sete oficinas planejadas pela professora-pesquisadora. Após retomar as características de cada processo de retextualização, a título de ilustração, é descrita a criação de um curta produzido em stop motion (Kaminski, 2010; Oliveira, 2010) por um dos grupos de alunos. Os resultados indicam que a retextualização é um processo produtivo que colabora com a produção de narrativas e de animações. Também confirmou que práticas colaborativas são recomendadas sobretudo quando o objetivo é produzir narrativas digitais.
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