A PRODUÇÃO DO GÊNERO LENDA ESCRITA POR ALUNOS DO POVO PITAGUARY: UMA PROPOSTA DOS RECURSOS METADISCURSIVOS À LUZ DA LINGUÍSTICA TEXTUAL
THE PRODUCTION OF THE LEGEND GENRE WRITTEN BY STUDENTS FROM THE PITAGUARY PEOPLE: A PROPOSAL OF METADISCURSIVE RESOURCES IN THE LIGHT OF TEXTUAL LINGUISTICS
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2025.92427Palavras-chave:
Metadiscurso. Lenda. Pitaguary. Produção textual.Resumo
A preservação de uma cultura indígena é uma questão importante e significa lidar com a história de um povo, por isso, tendo a sala de aula como fenômeno de pesquisa, decidimos continuar os estudos de Santos (2011), sobre o metadiscurso (Hyland, 2005), aliados à concepção de referenciação (Cavalcante et al., 2022) e à teoria das sequências textuais (Adam, 2019) à luz da Linguística Textual para destacar o papel do gênero textual lenda na pesquisa desenvolvida no ProfLetras. O objetivo foi observar como os alunos indígenas do povo Pitaguary de Maracanaú/CE se posicionam e se engajam, se afirmando e se reconhecendo como indígena, textualmente num discurso que tratassem da cultura local. A pesquisa teve como metodologia a pesquisa-ação (Thiollent, 1986) aplicada em uma turma de 8º ano dos anos finais do ensino fundamental com os alunos que se autodeclaram como indígenas que participaram de todos os momentos das oficinas propostas. Com isso, tivemos um corpus composto de 8 (oito) lendas, nas quais notamos a ocorrência de recursos metadiscursivos e elementos da referenciação, permitindo concluir que o gênero lenda, por ser majoritariamente composto por sequência narrativa, propicia a incidência de microcategorias de engajamento e de posicionamento. Além de contribuir para o fortalecimento histórico da comunidade do povo Pitaguary, ao produzir um registro escrito de suas histórias, que por muitas vezes só existem na oralidade, de modo a enriquecer e reavivar aquilo que é tido como místico e sagrado na cultura de uma comunidade indígena: as lendas que compõem sua história.
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