PODCAST “COM TODO O RESPEITO”: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS MIDIÁTICOS NA ESCOLA

PODCAST ‘WITH ALL DUE RESPECT’: READING AND PRODUCING MEDIA TEXTS AT SCHOOL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2025.92326

Palavras-chave:

Multiletramentos. Mídias digitais. Podcast. BNCC. Análise do Discurso.

Resumo

Este artigo dedica-se à análise teórico-metodológica da produção de um episódio de podcast sobre assédio na escola, desenvolvido por alunas da 3ª série do ensino médio da rede estadual do Rio de Janeiro. Tal atividade proporcionou a abordagem do texto midiático nas aulas do itinerário formativo da área de Linguagens e suas tecnologias, contemplando as orientações curriculares estabelecidas pelos documentos oficiais para o ensino de leitura e produção textual. A pedagogia dos multiletramentos (Rojo, 2012; Monte Mór, 2019; GNL, 2021) contribuiu com a perspectiva de engajamento das estudantes no enfrentamento às questões emergentes da sociedade contemporânea, por meio da produção e publicação de conteúdo para mídias digitais. De acordo com a perspectiva da Análise do discurso materialista (Orlandi, 2003; Pêcheux, [1969] 1997), compreendemos a produção como prática discursiva cujo efeito de sentidos se dá na/pela língua, na relação de sujeitos históricos, interpelados pela ideologia e afetados pelo inconsciente. Em uma perspectiva de ensino discursiva, o podcast como materialidade significante (Lagazzi, 2011) possibilitou a compreensão dos discursos em circulação no cotidiano escolar e a reflexão sobre o funcionamento de uma rede de memórias e resistências mobilizada por essas jovens comunicadoras.

Referências

AMORIM, A.; ARAÚJO, M. J. Como o isolamento social causado pela pandemia de Covid-19 impactou o consumo de podcasts no Brasil: uma análise de matérias jornalísticas nacionais. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 3, p.25802-25815. mar 2021. Disponível em: <https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26323/20875>. Acesso em: 13 jun. 2025.

BOAVENTURA, J. C. S.; FABRÍCIO, B. F. Letramentos contemporâneos: a errática expansão das formas de reprodução e transformação social na era da globalização recente. Leia Escola, Campina Grande, v. 17, n. 1, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: <https://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 1 jun. 2025.

COLLINS, P. H.; BILGE, S. Interseccionalidade. Tradução: Rane Souza. São Paulo: Boitempo, 2021.

COSCARELLI, C. V.; CORRÊA, H. T. As boas influências: Pedagogia dos Multiletramentos, Paulo Freire e BNCC. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 13, n. 2, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/5572. Acesso em: 14 jun. 2025.

DELA-SILVA, Silmara. De produtos a processos: pensando a produção em vídeo discursivamente. In: MARIANI, B. (org.) Enciclopédia audiovisual virtual de termos, conceitos e pesquisas em análise do discurso e áreas afins: investigação, inovação, divulgação. Rio de Janeiro: Edições Makunaima: FAPERJ: CNPq, 2016, p. 77-91.

FOSCHINI, A. C.; TADDEI, R. R. Podcast. Coleção Conquiste a Rede. Domínio Público. S. ed. 2006. Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ea000097.pdf. Acesso em: 13 jun. 2025.

GRUPO NOVA LONDRES (GNL). Uma Pedagogia dos Multiletramentos: Projetando Futuros Sociais. Tradução: Deise Nancy de Morais, Gabriela Claudino Grande, Rafaela Salemme Bolsarin Biazotti, Roziane Keila Grando. Revista Linguagem em Foco, v. 13, n. 2, 2021. p. 101-145. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/5578>. Acesso em: 8 jun. 2025.

HANISCH, C. Using history to make history: learning from our successes. In: Carol Hanisch, 1996 [arquivo online]. Disponível em http://www.carolhanisch.org/Speeches/Gainesville1996/GainesvilleSpeech.html. Acesso em: 6 jun. 2025.

KALANTZIS, M.; COPE, B.; PINHEIRO, P. Letramentos. Campinas: Editora da Unicamp, 2020.

LAGAZZI-, Suzy. A materialidade significante em análise. In: TFOUNI, L. V; MONTESERRAT, D. M; CHIARETTI, P. (orgs.). A análise do discurso e suas interfaces. São Carlos: Pedro e João, 2011, pp. 311-324.

MOITA LOPES, L. P. Linguística aplicada e vida contemporânea: problematização dos construtos que têm orientado a pesquisa. In: MOITA LOPES, L. P. Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2021.

MONTE MÓR, W. O debate “Alfabetização e Letramentos”. In: OLIVEIRA, M. L. C. Letramentos no ensino de língua portuguesa: experiência, agência e crítica. Campinas: Pontes Editores, 2019.

ORLANDI, E. P. Análise do Discurso: princípios e acontecimentos. São Paulo: Pontes, 2015.

PÊCHEUX, M. Análise automática do discurso. In: FRANÇOISE, G.; HOK, T. (orgs.) Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 3. ed. Campinas, SP: editora da UNICAMP, [1969] 1997 pp. 61-162.

PÊCHEUX, M. Ler o arquivo hoje. In: ORLANDI, E. Gestos de leitura: da história no discurso. 4. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2014, pp. 57-67.

PÊCHEUX, Michel. O Discurso: estrutura ou acontecimento. 7. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, [1983] 2015.

ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R.; MOURA, E. (org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.

STATISTA CONSUMER INSIGHTS. Podcasting worldwide - statistics and facts. 2025. Disponível em: https://www.statista.com/topics/7662/podcasting-worldwide/#topicOverview. Acesso em 6 de junho de 2025.

Downloads

Publicado

2025-10-09

Como Citar

Targino, R., Danielli Mota, R., & Alves Pereira, C. A. (2025). PODCAST “COM TODO O RESPEITO”: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS MIDIÁTICOS NA ESCOLA: PODCAST ‘WITH ALL DUE RESPECT’: READING AND PRODUCING MEDIA TEXTS AT SCHOOL. Pensares Em Revista, (34), 80–100. https://doi.org/10.12957/pr.2025.92326