PODCAST “COM TODO O RESPEITO”: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS MIDIÁTICOS NA ESCOLA
PODCAST ‘WITH ALL DUE RESPECT’: READING AND PRODUCING MEDIA TEXTS AT SCHOOL
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2025.92326Palavras-chave:
Multiletramentos. Mídias digitais. Podcast. BNCC. Análise do Discurso.Resumo
Este artigo dedica-se à análise teórico-metodológica da produção de um episódio de podcast sobre assédio na escola, desenvolvido por alunas da 3ª série do ensino médio da rede estadual do Rio de Janeiro. Tal atividade proporcionou a abordagem do texto midiático nas aulas do itinerário formativo da área de Linguagens e suas tecnologias, contemplando as orientações curriculares estabelecidas pelos documentos oficiais para o ensino de leitura e produção textual. A pedagogia dos multiletramentos (Rojo, 2012; Monte Mór, 2019; GNL, 2021) contribuiu com a perspectiva de engajamento das estudantes no enfrentamento às questões emergentes da sociedade contemporânea, por meio da produção e publicação de conteúdo para mídias digitais. De acordo com a perspectiva da Análise do discurso materialista (Orlandi, 2003; Pêcheux, [1969] 1997), compreendemos a produção como prática discursiva cujo efeito de sentidos se dá na/pela língua, na relação de sujeitos históricos, interpelados pela ideologia e afetados pelo inconsciente. Em uma perspectiva de ensino discursiva, o podcast como materialidade significante (Lagazzi, 2011) possibilitou a compreensão dos discursos em circulação no cotidiano escolar e a reflexão sobre o funcionamento de uma rede de memórias e resistências mobilizada por essas jovens comunicadoras.
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