PRODUÇÃO DE TEXTOS: ASPECTOS ESTRUTURAIS E DISCURSIVOS NA ESCRITA DIAGNÓSTICA
TEXT PRODUCTION: STRUCTURAL AND DISCURSIVE ASPECTS IN DIAGNOSTIC WRITING
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2025.92245Palavras-chave:
Produção de texto. Alfabetização. Sistema de escrita alfabética.Resumo
Este artigo tem como centralidade a reflexão sobre a produção de textos nos espaços escolares a partir de uma abordagem enunciativa-discursiva da linguagem, que contempla aspectos teóricos e práticos. A escrita é aqui compreendida como uma prática discursiva, social e cultural, que vai além da simples codificação de palavras, visto que envolve a construção de sentidos. Diante disso, assume-se como objetivo identificar os aspectos estruturais e discursivos na produção de textos, a fim de apontar o nível de apropriação da escrita alfabética de crianças do 3. Ano do ensino fundamental. Como princípio metodológico desenvolvimento uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, a partir de uma análise reflexiva da escrita diagnóstica. A análise parte de quatro eixos: a essência da escrita, as relações entre oralidade e produção textual, as orientações contidas nos documentos oficiais e os elementos de coesão e coerência como fundamentos da organização do texto. Fundamentado em autores como Koch (2003), Marcuschi (2008), Goulart e Gonçalves (2010), Cardoso (2002), Silva e Cardoso (2010), Terra (2018) e nas diretrizes da BNCC (2018), o estudo propõe, a partir de uma perspectiva crítica, reflexões sobre os desafios enfrentados por educadores no ensino da produção textual e aponta caminhos para práticas pedagógicas mais significativas. A análise aponta aspectos estruturais e discursivos referentes à produção escrita diagnóstica, de modo a contribuir para a compreensão e o fortalecimento do trabalho com a escrita nos anos iniciais do ensino fundamental como prática imprescindível no âmbito da consolidação da alfabetização de crianças.
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