PRODUÇÃO TEXTUAL NO GÊNERO PROJETO DE INTERVENÇÃO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

TEXTUAL PRODUCTION IN THE GENRE INTERVENTATION PROJECT IN THE FINAL YEARS OF ELEMENTARY EDUCATION

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2025.91818

Palavras-chave:

Produção textual. Gênero Projetos de Intervenção. Evento de letramento. Ensino de Língua Portuguesa. Mestrado Profissional em Letras.

Resumo

Neste artigo, descrevemos e discutimos uma experiência docente, no âmbito do Mestrado Profissional em Letras, com foco na produção textual oral e escrita do gênero projeto de intervenção, com estudantes do 9º ano de uma escola da rede pública de ensino. O objetivo principal da pesquisa foi investigar as contribuições deste evento de letramento, no desenvolvimento das capacidades de fala e escrita, considerando a percepção dos estudantes acerca do processo de aprendizagem. Para embasar a pesquisa, recorremos às reflexões de Bakhtin (1997; 2006), aos estudos de letramento de Kleiman (1995; 2002; 2005; 2016) e Soares (2009) e às proposições de Geraldi (1997; 2004; 2010) acerca do ensino de língua. A metodologia utilizada foi a da pesquisa-ação que permitiu o envolvimento dos participantes no processo investigativo e possibilitou a aproximação com causas relevantes a sua comunidade. Como resultados da análise das produções textuais (escritas e orais) e também das respostas fornecidas aos questionários aplicados aos estudantes, identificamos a motivação desses alunos para a transformação da sua realidade, para a compreensão da função social dos gêneros discursivos e para o desenvolvimento das capacidades de fala e escrita. Tanto as produções textuais, quanto as respostas dadas aos questionários, mostrou a motivação dos estudantes para a transformação da realidade, para a compreensão da função social dos gêneros discursivos e para o desenvolvimento das capacidades de fala e de escrita.

Referências

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. 2. ed. São Paulo (SP): Martins Fontes, 1997.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. A interação verbal. In: Marxismo e filosofia da linguagem. 12. ed. São Paulo (SP): HUCITEC, 2006.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. MEC, 2018.

GERALDI. João Wanderley. Da redação à produção de textos. In: CITELLI, Beatriz (coord.). Aprender e ensinar com textos de alunos. São Paulo: Cortez, 1997. p. 17-24.

GERALDI. João Wanderley. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2004.

GERALDI, João Wanderley. Deslocamentos no ensino: de objetos a práticas; de práticas a objetos. In: A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010, p.71-80.

GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos; KERSCH, Dorotea Frank. Caminhos da construção: projetos didáticos de gênero na sala de aula de língua portuguesa. Campinas: Mercado das letras, 2012.

KLEIMAN, Angela B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In Os Significados do Letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. São Paulo: Mercado das Letras, 1995. p. 15-57.

KLEIMAN, Angela B. Alfabetização e letramento: implicações para o ensino. In Revista da Faced. Bahia: Universidade Federal da Bahia, n. 06, 2002.

KLEIMAN, Angela B. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e escrever? Campinas, SP: Unicamp, 2005.

KLEIMAN, Angela B; ASSIS, Juliana Alves (org.). Significados e ressignificações do letramento: desdobramentos de uma perspectiva sociocultural sobre a escrita. – Campinas, SP: Mercado de Letras, 2016.

OLIVEIRA, Shirlley Tathianna Grime de. Transformar a linguagem e a realidade: possibilidades de letramento a partir do gênero Proposta de Intervenção. 146f. Dissertação (Programa de Mestrado em Letras). Florianópolis, UFSC, 2023.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas de pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

SANTA CATARINA. GOVERNO DO ESTADO. Secretaria de Estado da Educação. Proposta Curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Estado de Santa Catarina - Secretaria da Educação - [S.l.]: [S.n.], 2014.

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim;. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: Gêneros Orais e Escritos na Escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. - 3. ed. - Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. 128p.

THIOLLENT, Michel. Estratégia de conhecimento. In: Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo (SP): Editora Cortez, 2009.

VOLÓCHINOV, Valentin Nikoláievitch. A construção da enunciação. In: A construção da enunciação e outros ensaios. São Carlos: Pedro & João Editores, [S.d].

Downloads

Publicado

2025-10-09

Como Citar

Tathianna Grime de Oliveira, S., & Monguilhott, I. (2025). PRODUÇÃO TEXTUAL NO GÊNERO PROJETO DE INTERVENÇÃO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: TEXTUAL PRODUCTION IN THE GENRE INTERVENTATION PROJECT IN THE FINAL YEARS OF ELEMENTARY EDUCATION. Pensares Em Revista, (34), 141–163. https://doi.org/10.12957/pr.2025.91818