PRODUÇÃO TEXTUAL NO GÊNERO PROJETO DE INTERVENÇÃO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
TEXTUAL PRODUCTION IN THE GENRE INTERVENTATION PROJECT IN THE FINAL YEARS OF ELEMENTARY EDUCATION
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2025.91818Palavras-chave:
Produção textual. Gênero Projetos de Intervenção. Evento de letramento. Ensino de Língua Portuguesa. Mestrado Profissional em Letras.Resumo
Neste artigo, descrevemos e discutimos uma experiência docente, no âmbito do Mestrado Profissional em Letras, com foco na produção textual oral e escrita do gênero projeto de intervenção, com estudantes do 9º ano de uma escola da rede pública de ensino. O objetivo principal da pesquisa foi investigar as contribuições deste evento de letramento, no desenvolvimento das capacidades de fala e escrita, considerando a percepção dos estudantes acerca do processo de aprendizagem. Para embasar a pesquisa, recorremos às reflexões de Bakhtin (1997; 2006), aos estudos de letramento de Kleiman (1995; 2002; 2005; 2016) e Soares (2009) e às proposições de Geraldi (1997; 2004; 2010) acerca do ensino de língua. A metodologia utilizada foi a da pesquisa-ação que permitiu o envolvimento dos participantes no processo investigativo e possibilitou a aproximação com causas relevantes a sua comunidade. Como resultados da análise das produções textuais (escritas e orais) e também das respostas fornecidas aos questionários aplicados aos estudantes, identificamos a motivação desses alunos para a transformação da sua realidade, para a compreensão da função social dos gêneros discursivos e para o desenvolvimento das capacidades de fala e escrita. Tanto as produções textuais, quanto as respostas dadas aos questionários, mostrou a motivação dos estudantes para a transformação da realidade, para a compreensão da função social dos gêneros discursivos e para o desenvolvimento das capacidades de fala e de escrita.
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